[Resenha] Escuridão, de Elena P. Melodia


Olha, eu não vou mentir: fiquei sim um pouco muito decepcionada com esse livro. Mas não fui a única. Minha amiga também não gostou muito da história, e algumas resenhas que eu li também não. O que eu não entendi foi como que a história não foi demais. A autora teve a criatividade de criar um começo bom, um roteiro legal (afinal, só de ler a sinopse já fiquei com vontade *-*), mas ela enrolou demais as coisas. 

Como todos sabem pela sinopse, Alma é uma queen bee, meio fútil, meio metida, sem muitos valores (pelo menos foi o que achei). Ela é vingativa, certo, mas Aghata - uma das suas seguidoras amigas - é mais. Eu simplesmente torci a cara para a Alma nos primeiros capítulos. Sério. Que menina sem... sem o que fazer! Irritou. Com o tempo, ou eu fiquei acostumada com o jeito "sou boa demais" dela ou ela ficou menos metida. E Morgan... Morgan simplesmente não me conquistou. Ele é chato, irritante e obscuro demais. Mas não um obscuro bom, como Patch. Um obscuro do tipo "eu não confio em você". Outro ponto baixo. 

A leitura tem alguns momentos realmente bons, como quando ela escreve os contos e ocorrem os assassinatos, mas não teve nada de "terror" como diz na contra-capa. É meio suspense, meio sei-lá-o-que. Ela deixa muitos enigmas no ar no final, muitas perguntas sem respostas e muitas histórias meio "soltas". A leitura, que é em 1ª pessoa e no presente, eu estranhei um pouco no começo, mas dá pra se acostumar. Eu ainda tenho fé nessa trilogia, e pode ser que Sombra explique as pontas soltas, dê mais medo e (quem sabe?) um novo cara para Alma. Porque eu simplesmente não gostei do estilo bab boy babaca do Morgan! ><'

Pontos Positivos:
A história melhora depois que ela começa a ter visões e quando ela começa a tentar descobrir os segredos de suas amigas (porque isso tá parecendo GG, todo mundo tem um segredo obscuro...). E a irmãzinha de Alma, Lina, é um amor!

Pontos Negativos:
A enrolação exagerada, o clichê gigantesco de bad boy do Morgan, sem contar que ele não é charmoso, as muitas perguntas sem respostas, e o fato que a leitura só fica realmente intrigante a partir da página 100 (ou depois disso).

Personagens Favoritos:
Lina: Lina é super fofa! Sério! A Alma não merece a irmã que tem rs. Mentirinha. Lina é a única pessoa que Alma trata com amor e respeito. Ela é muda, mas só pelos seus gestos já me conquistou! *-*

Melhor Parte:
1: "Alma não chora. Eu, sim. Mas quem sou eu? As lágrimas derretem minha couraça, como vinagre sobre o calcário. O vapor embaça os vidros do box. Não me reconheço mais: onde foi parar minha segurança, minha agressividade na hora de enfrentar os problemas? Sempre superei dificuldades, mas agora estou diante de algo que é maior que eu, algo que é imenso, que pode me esmagar."
(pág 173)

2: "- (...) Nem sempre o destino nos reserva o que desejamos. É muito mais comum que, sem nenhum motivo aparente, cada elemento de nossa vida dê a impressão de estar ali com o único intuito de nos prejudicar. Às vezes, o acaso parece nos atingir com a precisão de um atirador de elite. (...) Somos colocados à prova todos os dias, todas as noites, pela vida inteira. E cabe a cada um se rebelar ou se conformar com os acontecimentos, segundo a própria vontade. (...) É sempre possível mudar, subir ou descer, fazer o bem ou fazer o mal. Existe uma escolha. E isso vale para todos os acontecimentos da vida em que nos vemos envolvidos mesmo contra nossa vontade. Eu, você, todos nós temos a possibilidade de sermos superiores ao mal que nos cerca e de esmagá-lo sob os nossos pés. Mas também podemos fazer o contrário, sendo inferiores, ao bem que se esconde em nós. Podemos ignorá-lo, apagá-lo completamente e não descobrir nunca, por exemplo, os brotos que apontam nos ramos das árvores na primavera. (...) Precisamos ter confiança sempre, Alma, e nunca parar de lutar. Há um mundo de luz além dessas trevas, só que está escondido. E cabe a nós encontrar um forma de chegar lá."
(pág 289)
O que mais me surpreendeu foi que foi o Morgan que disse isso... :p


Classificação:
Capa: 4 estrelas
História: 4 estrelas
Narrativa: 3 estrelas
Média: 3.6 Estrelas

Conclusão:
Se eu indicaria esse livro? Bem, eu não diria que é um "must read", como Sussurro ou Percy Jackson. Na verdade, eu comentaria sobre esse livro, claro, pois ele não é de todo ruim. Mas já avisaria a pessoa de eventuais decepções, ficando a mercê dela se quer ler o livro ou não. ;)

Conhecendo A Autora:
Elena P. Melodia nasceu em Verona, onde mora atualmente com o namorado e seus dois cães, Watson (em homenagem ao companheiro de Sherlock Holmes?) e Muttley (em homenagem ao cachorro mal-humorado?). Formada em Belas Artes, com especialização no período clássico, foi coordenadora do departamento de ficção para adolescentes em uma grande editora antes de aventurar-se na escrita por conta própria. Escuridão é seu primeiro romance.


Autor: Elena P. Melodia
Editora: Suma de Letras / Objetiva
Ano: 2010 (Brasil) / 2009 (Itália)
Págs: 332
Título Original: Buio
Coleção: Escuridão, #1

7 comentários:

  1. Olá, seu blog é belíssimo! Já estou seguindo. E já que gosta de ler, convido-lhe a visitar meu blog sobre a escritora britânica Jane Austen. Será uma honra receber sua visita.

    http://descobrindojaneausten.blogspot.com

    B-jus

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da resenha. É sempre bom ler uma que contenha um olhar crítico, porque aí a gente sabe avaliar se vai valer a pena ou não ler o livro, dependendo do que a pessoa comentou. :)

    ResponderExcluir
  3. Ei Isa!
    Ai... comprei este livro e agora fiquei curiosa p/ saber se tb partilho da sua opinião.
    Sério que te decepcionou?
    Eu comprei assim que lançou e ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele.
    Assim que eu ler, volto aqui para te falar o que achei.

    Bjins,
    Lu.

    ResponderExcluir
  4. Luciana, decepcionou um pouco pra mim sim, talvez porque a sinopse me deixou morrendo de vontade... Mas não digo que não valha a pena ler. Talvez você goste! ;)
    Dani, que bom que gostou da resenha! A propósito, adoro seu blog! ;)
    Bruna, obrigada pelos elogios! Já entrei no seu blog, e ele me deu mais vontade ainda de ler os clássicos da Jane.

    ResponderExcluir
  5. Eu não consigo ler livros assim. Ou melhor, quando leio, demoro um mês pra terminar. Leio um pouco, depois outro. É um livro chamativo, mas tua resenha foi bem sincera e isso é bom. Apesar de tudo, não está entre meus livros desejados!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aaah, e eu que estava LOUCA por "Escuridão" =/ Acho que eu vou riscar ele da listinha Isa rs

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  7. Sério? que horror! Bom, eu particularmente li esse livro e adorei, superou minhas expectativas (talvez seja porque não me interessei muito pela sinopse). Muito chamativo, confesso que realmente demora um poco para as coisas acontecerem nele mesmo, mas na minha opnião, não deixa de ser um livro fantástico!
    Estou esperando pela continuação, "Sombra". Como você disse, ficaram muitas perguntas no ar! E, espero que elas sejam respondidas com o próximo! :)

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.