[Resenha] Anna e o beijo francês, de Stephanie Perkins


Ahhh, eu amei, amei, amei o livro! Eu sei que isso é meio difícil - estou numa ressaca das bravas, daquelas que livro nenhum parece bom de verdade -, mas AEOBF (Anna e o beijo francês) me tirou dela! A história é comum, é simples, mas é impossível não se apaixonar pela escrita de Stephanie Perkins e querer passar um tempo a vida inteira, quem sabe? lá em Paris.

"Pelo menos, as pessoas na minha nova escola falam inglês. Foi fundada por americanos pretensiosos, que não gostam da companhia dos próprios filhos. É sério. Quem manda os filhos para um internato? É tão Hogwarts. Só que no meu não tem feiticeiros bonitinhos, balinhas mágicas ou aulas de voo." (pág 8)

Tudo começa quando Anna, 17 anos, com um quase namorado e uma melhor amiga gêmea, tem sua vida virada de ponta-cabeça quando seu pai Nicholas Sparks resolve mudá-la de escola. Não para uma outra na mesma cidade. Nem no mesmo estado. Nem no mesmo país. Pra falar a verdade, nem no mesmo continente. Ele quer que ela vá estudar em PARIS, a cidade do amor. Só que ela não quer ir, primeiro por ter um quase namorado em Atlanta e segundo porque não sabe falar nada de francês.

"- St. Clair! Josh salta da cadeira e eles dão os clássicos dois tapinhas nas costas, típicos de rapazes.
- Nenhum beijinho? Estou apaixonado, cara.
- Pensei que isso poderia causar algum problema com a namorada. Ela ainda não sabe sobre nós." (pág 20)

Mas que escolha ela tem? E acaba indo para Paris, aonde, no primeiro dia, assim que seus pais vão embora, se desespera. Mas uma menina, Meredith, vem consolá-la e acaba se tornando uma grande amiga. É Mer também que a apresenta para seus amigos: Josh, Rashimi e, o mais lindo e fofo de todos, Étienne St. Clair. Anna descobre que a vida não é tão terrível assim - porque no começo do livro, vamos ser francos, ela é uma drama queen - e acaba aproveitando o seu ano em Paris, indo a vários cinemas (sabia que Paris é a cidade que mais em cinemas no mundo? Pois é, nem eu nem Anna) com seus amigos leia-se St. Clair e simplesmente vivendo a vida de um jeito feliz... mas nem tudo é perfeito. Quem apresenta a cidade para ela foi St. Clair e, antes que ela note, viram grandes amigos. Mas como eu disse, nem tudo é perfeito e ela se descobre apaixonada por ele - mas ele tem namorada. E sua melhor amiga, Mer, também gosta dele. Por isso, Anna tenta ao máximo esconder os sentimentos, enganá-los. Mas até quando conseguirá?

"- Você está recolocando todas as coisas que eu coloco no lugar. - Ele aponta para minhas mãos, que estão arrumando o elefante. - Não foi educado da minha parte entrar e começar a tocar as suas coisas.
- Oh, tudo bem. - digo rapidamente, deixando de lado o personagem. - Você pode toar em qualquer coisa minha que quiser.
Ele congela. Um olhar malicioso passa pelo seu rosto antes que eu perceba o que acabei de dizer." (pág 52)

O livro é lindo. Eu simplesmente amei. A escrita de Stephani Perkins faz com que nós não consigamos parar de ler o livro. A narrativa, em primeira pessoa, feita por Anna, me fez sentir grande identificação com ela, ou, ao menos, sentir como se ela fosse uma grande amiga que contava uma história. E as descrições sobre Paris? Gente, eu babava, imaginando tudo aquilo... antes, eu só queria viajar para Paris, passar uns dias... Mas agora, quero morar lá, nem que seja por apenas um ano! Stephanie realmente nos faz entrar no livro, passar todas as alegrias e tristezas de Anna e seus amigos.


"- Talvez você devesse colocar o gorro - digo. Ele me pediu para levá-lo antes de sairmos. Jogo a minha bolsa no seu colo, talvez um pouco forte demais. St. Clair sente que o fiz com força e move-se para frente.
- Cuidado - Josh morde uma maçã e fala de boca cheia. - Ele tem partes aí que você não tem.
- Oooh, partes - eu digo. - Intrigante. Conta mais sobre isso.
Josh sorri tristemente. - Desculpe. Informação privilegiada. Só pessoas com partes podem saber sobre as partes mencionadas." (pág 103)

Quanto aos personagens, eles são muito bem construídos, devo citar. Anna é a típica adolescente americana, e tem um coração enooorme. Ela é uma fofa, impossível não gostar (bem, pelo menos é impossível odiá-la). St Clair também é um personagem ótimo, o legal é que os dois vão se conhecendo aos poucos, não é nada "olhei, falei, apaixonei", eles se entendem e realmente são um o melhor amigo do outro - aliás, achei muito fofinho o fato de ele ter pequenos defeitos, como medo de altura e ser baixinho (nem comento sobre a namorada), fez ele ser mais real, acho. Os outros personagens, como a Meredith, Josh e Rashimi também são ótimos, por vezes pondo pitadas de comédia e drama na trama, dão aquele toque final. A minha única reclamação, na verdade, foi a revisão. Acho que muitos blogueiros já comentaram isso, mas eu também tinha que falar, afinal, é importante na resenha. Não é algo que você desiste do livro por causa, mesmo porque depois de um tempo já se acostuma, mas é chato no começo.

Por fim, é mais do que recomendado! Mesmo que a gente não possa ir pra Paris de verdade, é sempre bom viajar através dos livros ;).


Nota geral: 9,8 (ou 5 estrelas)*
*Só não dei 10 por causa dos errinhos da revisão.



Autor(a): Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011 (Brasil) - 2010 (EUA)
Págs: 288
Nome original: Anna and the french kiss
Coleção: companion novel de Anna, #1




Comentando nesse post, você ganha uma chance extra na Promoção de "Anna e o beijo francês"! (http://bit.ly/ivhLMS)

9 comentários:

  1. Nossa quero muito ler esse livro. Alé da capa ser linda a jistória parece muito bonitinha.
    Adorei os quotes q vc postou.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu ja li Anna e o Beijo Francês e entrou pro meu TOP 5 melhores livros lidos até agora!

    Adorei sua resenha, pq vc colocou uns quotes bem legais do livro, que é simplesmente fantastico! Adorei o St. Clair, quero ele totalmente pra mim!


    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  3. A Novo Conceito está fazendo uma divulgação grande com esse livro, hein.
    Todo ta falando de Anna e o Beijo Francês.

    Ainda estou lendo ele. Depois eu digo o que achei.
    Adorei a resenha. ;D

    Deivison Amorim
    eutenholivros.blogspot.com
    @eutenholivros

    ResponderExcluir
  4. Eu estou ficando maluca já pra ler esse livro. Tem tanta gente falando dele e super bem que não vejo a hora de conseguir ler tbm :)

    Beijos

    Amanda
    Vício em livros

    ResponderExcluir
  5. Owwwn, o livro deve ser cute demais *-*
    Logo logo vou ler ;D

    Beeijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já vi dezenas de pessoas falando desse livro e estou inclinada a lê-lo assim que possível.
    adorei sua resenha, parabéns!
    Beijos
    Dudiinha
    Segredos do Coração

    ResponderExcluir
  7. Adorei o 3° quote! ahuahauahuaha Achei ótimo! Ouvi tanta coisa boa a respeito do livro que agora ando meio: Preciso ler URGENTE! u.u ahauhaua A história parece ser linda! E tenho certeza de que vai me fazer suspirar! Fala sério! Tem lugar melhor que Paris para se apaixonar? *-* É uma pena esse negócio da revisão! Mas ainda bem que não atrapalha o livro! (que é lindo começando pela capa), preciso ler e me apaixonar pelo St.Clair! HAHA

    ResponderExcluir
  8. Imagina se meu pai me falasse que queria me mandar pra Paris? *-* Já estaria dizendo "Quando faço as malas?" haha.
    Estou muuito curiosa com esse livro e o que são esses quotes? Ri aqui que nem louca.. Imagina lendo o livro? :D
    Essa capa também é uma coisa a parte. Simplesmente linda na minha opinião ^^

    =*

    ResponderExcluir
  9. Apesar de me parece meio teen eu me interessei muitooo por este livro,dizem que tem um ótimo romance,e com a sua nota,não duvido.

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.