[Resenha] Artemis Fowl: O Menino Prodígio Do Crime, de Eoin Colfer


Bem, Artemis Fowl - o livro - é quase tão difícil de resenhar quanto Artemis, o garoto criminoso de 12 anos. Ele é e tem tudo. A vida dele se resume a planos malignos (que planeja muito bem, aliás), chantagear pessoas e, a única parte mais sentimentalista dele: os problemas com sua mãe. Aliás, é aí os únicos momentos que Artemis mostra que tem oh, quem esperava?! um coração. Sua família está destruída. Seu pai, outro gênio do crime, desapareceu, junto com o tio de seu guarda-costas/pai reserva. Sua mãe, desde então, se comporta como uma maluca, e, é, eu senti dó do Fowl.

Mesmo assim, ele é, com todas as letras: maligno. Tenta, há vários meses, recuperar o prestígio de sua família (que fora acabado por causa do trágico acidente com seu pai), e, é claro, para isso ele tem que se envolver com coisas mágicas e perigosas. Acha o livro das fadas - aliás, fada, nesse livro, é um termo muito abrangente - e então, resolve dar o golpe: sequestra uma policial da LEP, e só a devolverá se derem o ouro das fadas (nenhum humano jamais conseguiu isso). Ah, é, eu esqueci de dizer: ele é irlandês, e a Irlanda, como qualquer um já sabe, é o país mais "mágico" e que pode mais se envolver com criaturas mágicas.

Anyway, é claro que as coisas não dão exatamente certo. Quando descobrem que sua policial - a primeira polical da Recon, claro - foi sequestrada, todo a LEP se organiza, fazendo de tudo para que Artemis se ferre. Só que nenhum ser mágico esperava que ele soubesse do Livro, ou seja, de todos os segredos do Povo. Artemis é um ótimo blefador/gênio/maluco, o que só deixa o livro mais... oh gosh, maneiro. Sem contar que é impossível não ter uma quedinha pelas suas esquisitices o/

Há várias reviravoltas no livro, às vezes é Artemis que vence, outras são as fadas, até que acaba. Mas, acabar não é a palavra certo. O epílogo deixa bem claro: haverá continuação. E é, eu estou doida para ler Artemis Fowl - Uma Aventura No Ártico.

Pontos Positivos:
Ahh, tudo. Pra começar, a criatividade de Colfer é, realmente, louvável. Como ele consegue imaginar todos aqueles detalhes, aquelas descrições, é realmente incrível. E o finalzinho, ah, é demais.

Pontos Negativos:
O começo do livro é meio entediante, e deve ser por isso que tantas pessoas desistiram.

Personagens Favoritos:
Artemis Fowl: gênio do crime, 12 anos. Maligno. É, o que eu vi nele? Charme, inteligência e experiência em prever o que os outros fazem - ou seja, sempre está um passo a frente. *-*
Potrus (centauro): é, ele é um centauro nerd, algum problema? As tiradas dele com o comandante Raiz são maravilhosas. E ele é um ótimo hacker, por sinal.

Melhor Parte:

1: "- Mais uma coisa, senhor.
- Isso é importante?
- Sim, acho que é.
- Bem?
Potrus apertou uma tecla em seu laptop, mostrando as características vitais de Artemis.
- Essa mente criminosa, a que está por trás desse esquema elaborado...
- Sim? O que é que tem?
Potrus ergueu a cabeça, com uma expressão quase admiradora em seus olhos dourados.
- Bom, ele só tem doze anos. E isso é ser jovem, mesmo para um humano.
Raiz fungou, enfiando uma bateria nova em sua arma de três canos.
- TV demais. Ele acha que é o Sherlock Holmes.
- Que é o professor Moriarty - corrigiu Potrus.
- Holmes, Moriarty, os dois ficam iguais quando a carne do crânio é vaporizada.
E com essa elegante resposta, Raiz seguiu seu esquadrão para o ar da noite."
(pág 133 e 134)

2: "- Isso mesmo, Garoto da Lama. Acabou a brincadeira. Hora de os profissionais assumirem o controle. Se você for um bom menino, eu lhe compro um pirulito quando voltar.
E quando Holly já havia ido há um tempo, voando perto das antigas traves de carvalho do corredor, Artemis falou:
- Eu não gosto de pirulito."
(pág 224)

Classificação (a partir de hoje será em notas):
Capa: 8,5
História: 9,0 
Narrativa: 8,0
Personagens: 9,5
Final: 9,5
Nota Geral: 9,0

Playlist:
Magic - B.o.B. & Rivers Cumom
Money Honey - Lady Gaga
The Sweet Scape - Gwen Stefani
I Can Do Anything - 3OH!3

Autor: Eoin Colfer
Editora: Record
Ano: 2001 (Brasil) / 2001 (EUA)
Págs: 286
Título Original: Artemis Fowl
Coleção: Artemis Fowl, #1

Um comentário:

  1. Oii Isa..
    eu li a resenha do livro "Halo" aqui no seu blog e fiquei fascinado .. corri e comprei ele la na Nobel ..por R$34,90(num sei pq to falando preço .. mas tah aee' rsrsrs).. vo termina de ler oq eu to lendo e vo começar esse .. vlw pela dica linda ...

    bjbj' =]'

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.