[Resenha] Jonas (Beautiful Dead #1), de Eden Maguire


Eu comecei a ler esse livro depois de ter terminado Luar Peregrino, que finalizei antes do que imaginava, e terminei de lê-lo no dia de Natal (oh yeah, eu estava completamente entendiada!). Então, eu não esperava muita coisa, aliás, só peguei esse livro em específico porque era o mais curto e eu queria começar 2011 sem nenhum livro pela metade (manias, manias...). Conta a história da pobre Darina, que perdeu sua melhor amiga, um amigo próximo e, por último, seu namorado. A vida dela não era tão ruim assim, apesar de ter um pai ausente e sua mãe namorar uma cara "sem-graça", não entendi a implicância tão grande que ela tem contra ele. Mas, anyway, ela fica muito abalada com a morte de Phoenix - seu namorado - e acha que começa a ficar louca, mas... não. Phoenix está morto, de fato, mas ele ganhou uma "chance" de descobrir por que sua vida foi tirada tão repentinamente, juntamente com Jonas (amigo de Darina), Arizona (uma isolada da turma) e Summer (a melhor amiga de Darina). 

E, querendo a a ajuda de Darina (e sentindo muitas saudades dela), ele se mostra para ela e conta tudo sobre os Beautiful Dead. Darina, então, se compromete a ajudá-los, começando por Jonas (daí o nome do livro - os 4 livros possuem o nome das pessoas que serão investigadas as mortes), o primeiro a morrer, num acidente de moto, junto com sua namorada, Zoey, que ficou em coma por quase um ano, e que antigamente era amiga de Darina, antes de um garoto estragar tudo aquilo. Darina tem que investigar os fatos, mas em segredo, e ainda lidar com Logan, seu melhor amigo de infância, mas que está querendo algo mais agora. 

É um livro bom, e apesar do começo ser um pouco depressivo (me poupe, Darina, mas você é emo), a história transcorre bem, sem falhas, com a narrativa bem melhor. No entanto, tenho algumas dúvidas e reclamações: primeiro, se a história fala sobre Jonas, por que há uma garota na capa? Não pode ser Darina, pois ela é uma simples humana, nem mais ninguém (pois Summer e Arizona, creio eu, são loiras). Fiquei super em dúvida em relação a isso, apesar de achar a a capa linda. Bem, pode ser que seja a Zoey, mas não sei por que puseram a Zoey e não simplesmente o J.! 

A reclamação é em relação à tradução. Apesar de não ser extremamente, algumas vezes se confundia o mais (aditivo) com o mas (adversativo), além de que, uma certa data, terça-feira, vivia virando quinta-feira e terça-feira de volta, causando confusão. Mas a história é boa. No entanto, sei lá, talvez seja meu defeito de fabricação, mas nem Phoenix nem Darina me chamaram a atenção. Darina, por ser muito grudada ao seu namorado morto, acho, e Phoenix... Nada contra ele, na verdade é super fofo, mas eu preferi Jonas *-*, que, infelizmente, não verei mais... :( Não me arrependi de ter comprado e estou bem curiosa com o segundo livro, que parece ser ainda melhor, já que Darina não estará de luto!

Pontos Positivos:
A ideia de Eden é realmente fantástica, criativa, gostei mesmo. Eles não são exatamente anjos (os Beautiful Dead), são mais zumbis, e o desenrolar da história não é cansativo, é gostoso, matei o livro em dois ou três dias.

Pontos Negativos:
Oh man, o drama mexicano da Darina cansa, e sua dependência a Phoenix (algo como Beth e Xavier, de Halo) não é muito legal...

Personagens Favoritos:
Jonas: Jonas é muito meigo, e sua relação com Zoey era super fofa, os dois eram realmente perfeitos um para o outro, pena que ele morreu; na verdade, senti mais amor entre eles do que entre Darina e Phoenix.


Classificação:
Capa: 10,0
História: 9,5
Narrativa: 8,5
Personagens: 9,5
Final: 9,0
Nota Geral: 9,5

Playlist:
Blind - Ke$ha
Daydream - Miranda Cosgrove
Excepcional - JoJo
Already Gone - Kelly Clarkson

Conhecendo A Autora:
Não achei nenhuma foto de verdade '-'
Eden Maguire é norte-americana, e os livros da série Beautiful Dead são sua estreia na literatura. É admiradora do clássico da literatura mundial O morro dos ventos uivantes, de Emile Brontë, e busca atualizar em suas obras o tema do amor maior que a morte. Eden vive nas montanhas geladas do Colorado, nos Estados Unidos, onde, além de escrever, dedica-se a uma de suas grandes paixões: a criação de cavalos (igual a Zoey!).

Melhores Partes:
São várias, se não quiser ler, pule! =)
1: " - Sei que está chateada - suspirou Laura.
Chateada? Talvez 'devastada', 'arrasada', 'em pedaços'. Como se alguém tivesse feito um buraco no meu coração, minha cabeça ou qualquer que seja a parte do corpo que comanda quem eu sou."
(pág 12)
2: "Phoenix olhou para mim com um sorriso largo.
- Você vê - disse ele, colocando a mão em meu coração e mantendo-a  lá. - É aqui que o amor está, e ele não vai embora nunca."
(pág 69 e 70)
3: "Ficamos lá por um longo tempo de mãos dadas. Enquanto estivesse ali, eu conseguiria sobreviver.
- Sério mesmo, não tem problema. - Minha voz foi levada pelo vento, para onde estavam as folhas prateadas e brilhantes. As pontas de seus dedos estavam frias. Olhei para ele, e seus olhos continham a vastidão das montanhas e rios à nossa frente. - Você me ama. Eu sei que sim."
(pág 76)
4: "O passada não vai embora só porque se quer: ele volta como um bumerangue, quer queira, quer não."
(pág 95)
5: "Jonson atirou uma vez e o que ouvi foi um barulhinho, e não o estouro que eu tinha imaginado. E o que a louca da Darina fez? Correu até o cara armado para salvar seu namorado que já estava morto. Ótimo ideia."
(pág 120)
6: "Olhei profundamente em seus olhos.
- Sim, senhor leitor de mentes, o que está lendo agora?
Quero estar com você, não quero deixá-lo jamais. O que você diz a respeito do amor é verdade, é tudo o que vemos e tocamos. Fique comigo.
Aos poucos, um sorriso foi surgindo no rosto de Phoenix e uma luz brilhou em seus olhos.
- Eu sei. - disse ele."
(pág 182)
7: "Um sentimento tão forte que me tomava por completo ao beijá-lo e abraçá-lo, sabendo que ele significava o que havia de mais importante para mim no mundo e que isso jamais mudaria.
Fazíamos parte da natureza que estava à nossa volta. Nossas almas estavam no vento, no céu, no barulho das folhas.
Phoenix não falava nada. Seus lábios tocaram os meus mais uma vez e seu abraço se afroxou. Ele me deixou com um olhar tão cheio de saudade que meu coração derreteu e tudo o que consegui fazer foi evitar sair correndo atrás dele de novo.
Mas eu ouvi as asas batendo suavemente - o aviso de Hunter. Fiquei onde estava, olhando Phoenix partir e sabendo que voltaria logo."
(pág 249)

Autor(a): Eden Maguire 
Editora: Benvirá (Saraiva)
Ano: 2009 (EUA) / 2010 (Brasil)
Págs: 255
Título Original: Beautiful Dead #1 - Jonas
Coleção: Beautiful Dead, #1

8 comentários:

  1. Oi Isa! Amei muito a resenha, só me deixou mais curiosa pra ler o livro! Mas haja dinheiro para tantos livros, quem sabe depois eu tenho a oportunidade de comprá-lo, beijocas :*

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro. Parece ser muito bom.

    Bjs
    Maah - Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  3. Nossa, faz tempo que tenho interesse nesse livro! Mas são tantos que estão na minha lista de desejos que acabo esquecendo, e agora vendo sua resenha o interesse voltou com tudo^^ Sou louca para conhecer essa série e pela sua resenha deve ser boa mesmo *-*
    Adoro histórias com casais fofos, mas não curto muito essas meninas grudentas, dependentes... Gosto daquelas protagonistas fortes, determinadas, rsrs.
    Também vou conhecer as músicas que você escolheu. Adoro todas as cantoras...Kesha e Miranda principalmente (:

    beijos
    Ei, participo também do Book Tour se puder me seguir agradeço!
    http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha escutado falar desse livro mas não tinha um real interesse agora. Acho que deve ser por causa dos anjos, vampiros e afins, tive até uma ressaca literária, fiquei sem ler o maior tempão, por isso, por enquanto, só estou lendo "real life", em breve eu recomeço a ler esses temas sobrenaturais, e esse estará no topo da lista (:

    Adorei o blog, gostaria de ser parceira do meu?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Apesar de ter gostado da sua resenha, não gosto do estilo do livro e dificilmente o leria.
    Mas parabéns pela resenha!

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Tipo, comparando com certos YAs, Beautiful Dead pode até ser legal, mas eu estou MUITO enjoada de YA e de mimimi. A capa é muito bonita (apesar de não ter muito a ver com o livro, né)e a história parece ser mais ou menos boa. Talvez eu leia se alguém me emprestar. Talvez.

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa ^^

    É, eu também não gostei do livro muito não =/
    AH, e, sobre a capa, tem explicação. É a Darina na capa sim. Eu também tinha achado estranho no começo, mas tem uma parte no livro que ela vai para o Limbus - quando ela vai 'descobrir' quem matou o Jonas. E, nessa parte, ela cita que asas apareceram nas suas costas. É, bem idiota mesmo, mas é rs

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!