[Resenha] Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare


Sabe quando você compra um livro porque simplesmente ouviu falar bem? Ok, esse não foi exatamente o caso. Comprei rapidamente, e graças aos céus eu fiz isso. Como eu, vocês provavelmente já leram 1000 e tantas resenhas deste livro, pois, quando mais famoso (no bom e mau sentido) o livro é, mais pessoas escrevem sobre ele. De modo que, se você ler essa resenha até o final, ganha um doce! Brincadeira! Mas já vai mostrar que é uma pessoa perseverante. Anyway, a história começa com Claire, ou Clarissa, indo a uma balada, com seu melhor amigo que-quer-ser-algo-mais-mas-que-é-um-bobão, Simon. Ela acaba vendo o assassinato de um jovem... Mas não há provas. Simon não viu nada, e ela acaba tendo que mentir, dizendo que se enganou. Mas, não. 

De repente, sua mãe começa a ser perseguida - logo ela, a pessoa mais normal que Claire já conheceu! Mas nada é o que parece, e somos apresentada (os) a três novos personagens: Isabelle, que é uma espécie de modelo caçadora de demônios, Alec, seu irmão, que eu não fui com a cara e continuo achando que é um personagem bobo, e, por final, mas não menos importante, Jace, o cara com o rosto de anjo, mas com a língua afiada como Lúcifer. Claire é apresentada a esse mundo de um forma abrupta, diria, pois, de repente, todo seu mundinho sem graça e comum fica pra trás. E eu não gostei muito desse ponto, como que, do nada, ela começa a acreditar em demônios, fadas, lobisomens e vampiros

Mas nada disso mata, pois Claire é uma das melhores protagonistas que já li. Não é monga, gosta de ser independente e não fica tão ligada nessas coisas de garoto, mesmo tendo Jace ao seu lado. E eu amei isso! A mistureba que Cassandra fez foi muito legal, mas, como já li Harry Potter, sinto muito, mas lembrava muitas vezes dele; como quando falamos de "mundanos" - Oi, trouxas! - , de um grupo que acha que devemos livrar o mundo das criaturas demôniacas - Oi, comensais da Morte! - e de um cara charmoso, maléfico, que aparentemente morreu, mas na verdade não - Oi, Voldemort! Mas mesmo assim, o livro logo se mostra único e diferente. Os capítulos, na minha opinião, são um pouquinho longos demais (haha, ao estilo J.K. Rowling... =P Tá, parei), e eu sou muito implicante com isso. Mas, no geral, é um livro maravilhoso, que eu adorei! E Jace... Ah, sim, Jace é tudo aquilo que você ouviu falar! E não, será que tenho algum problema?, mas não achei o final tão WTF... Foi misterioso, estou doida pra ter City of Ashes na minha mão, mas não por causa do final, que é bom, mesmo assim. 

P.S.: sabe aquela sensação de arrepio, quando você ouve uma música boa, ou gosta muito de um livro? Siiim, esse livro tem isso aos montes!

P.P.S.: eu não gostei do Simon, achei ele forçado e estraga-prazeres. Tomara que ele fique com alguma fadinha e suma do livro.

Primeira frase do livro: "- Você só pode estar brincando - disse o segurança, cruzando os braços sobre o peito imenso."

Pontos positivos: personagens maravilhosos, aventuras emocionantes e mistureba bem dosada!

Pontos negativos: as comparações com Harry Potter. Sorry, mas é verdade.

Personagens favoritos: Clary (arrasou, garota! Fazia tempo que um personagem não me cativava assim!), Jace (perfeito! Cortadas a mil, do jeitinho que gosto!) e Isabelle (maluquinha, ótima lutadora, divertida. É isso aí!).

Classificação:
Capa e design gráfico: 10,0
História: 9,5
Narrativa: 9,0
Personagens: 10,0
Final: 9,0
Nota geral: 9,5

Playlist:
When she turns 18 - Christian TV;
Hey Princess - Allstar Weekend;
Damned if I do ya' (Damned if I don't) - All time low;
Good girls go bad - Cobra Starship & Leighton Meester.

Conhecendo a autora:
Cassandra Clare nasceu no Irã e passou os seus primeiros anos a viajar pelo mundo com a família e vários baús cheios de livros de fantasia, entre os quais As Crónicas de Nárnia. Mais tarde, trabalhou como jornalista em Los Angeles e Nova Iorque, onde reside atualmente.

Partes favoritas (em preto sem spoilers, em laranja com spoilers. Fiquem atentos, hein?):
"Clary sacudiu a cabeça.
- Não pare por aí. Suponho que também existam vampiros, lobisomens e zumbis...
- É claro que existem - informou Jace. - Mas você encontra mais zumbis no sul, onde ficam os padres voudun.
- E as múmias? Elas ficam só pelo Egito?
- Não seja ridícula. Ninguém acredita em múmias.
- Não?
- Claro que não."
pág 52

*Este foi um livro para o Desafio de férias da Garota It.

Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2010 (Brasil) / 2007 (original)
Págs: 462
Título Original: City of Bones
Coleção: Os instrumentos mortais, #1

9 comentários:

  1. 'que-quer-ser-algo-mais-mas-que-é-um-bobão' hahaha Concordo!
    BTW, adoro a série - tanto, que comento em toda resenha de CoB que vejo x} -. Cada livro é melhor que o anterior... e to morrendo por City Of Fallen Angels que só sai em abril e não mais em março! #mimimi
    E o livro tem MUITAS frases legais e a das múmias é uma das melhores! Escolheu bem xD
    Hmm... sobre o final: eu ia parar de ler a série por causa do fim de CoB! SÉRIO! Fiquei com muito ódio! hahaha

    AH! Li a resenha até o final, quero o doce! LOL

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como a nossa mente vaga por ai, pensei que a escritora fosse uma norteamericana viciada em coisas apavorantes, só que ela cria um cenário que se assemelha de outras maneiras com a vida em países em que a figura feminina tem outra leitura.
    Muito bem
    Abraços
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Isa :D
    Faz tempinho que nao passava aqui,né?
    Eu andei meio ocupada ;/
    Mas enfim... adoooorei a sinopse e to doida pra ler o livro!!
    E quando li que esse livro em varias partes da arrepio fiquei com maaaaaaaaaais vontade ainda *----*
    Será um dos proximos que vou comprar!

    Beeijo
    Rapha - Doce Encanto
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi amei o livro, um dos melhores. O Simon é mesmo estraga prazeres, não gostei dele.

    Só não gostei muito do final.

    Bjs - Maah
    Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  5. EEE \o/ Eu li a resenha toda, porque opiniões sobre CdO sempre são validas *-*
    É mesmo inevitável a comparação com HP =/ Eu mesma, que não sou fã de HP, enxerguei várias e várias semelhanças =/ Mas,anyway,Cidade dos Ossos é MUITO bom! rs
    É, na verdade, não é o FINAL que é supreendente, eu também não achei, é AQUELA parte sabe, Isa? rs Aquela frase: "J.C., meu filho!" HSUAHUSHUAS

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir
  6. Oi Isa! Adoreeeeei sua resenha, era exatamente o precisava para decidir definitivamente comprar esse livro. Eu ganhei um livreto dele gostei de cara mas precisava de uma visão mais completa do livro; pelo que percebi da sua resenha ele é D+ .
    Beijos!!
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Li todinha a resenha \õ/ haha.
    Já havia lido outras resenhas, mas eu fico na dúvida por causa da escritora. Ela escrevia fanfics sobre HP antigamente, então o mundo que ela "criou" pode ter caracteristica parecidas demais com HP para o meu gosto. :x
    Talvez eu dê uma chance para Cidade dos Ossos.

    Beijos,
    Samyra Aquino.
    @samyra_aquino
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente as comparações com harry tem fundamento..rs
    Mas não acho isso ruim, acho até positivo.
    E ao contrario de vc, eu adorei Simon..rs torci muito por ele e ando me remoendo, pq ainda não consegui comprar as sequencias desse livro.
    Leitura simples, fácil e cativante..dificl foi soltar do livro..rs

    Bjs bjs e parabens pela resenha ;)

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.