[Resenha] Calafrio, de Maggie Stiefvater


Eu sinceramente estava e ao mesmo tempo não estava esperando algo pelo livro. Quero dizer, devo ter lido apenas umas três resenhas do mesmo antes de comprá-lo e lê-lo e, tirando as mesmas, só tinha a opinião da minha amiga, que dizia que era um livro ótimo e foi a primeira pessoa que me contou sobre o mesmo.

Anyway, aqui vai um resumo: (o livro é contado cada capítulo pelos olhos de alguém, ora Grace, ora Sam - como em Leaving Paradise!) Grace é uma garota de 17 anos que seis anos antes foi mordida por lobos; lá ela viu um lobo de olhos (lindos) amarelos, e ele a viu também. O lobo é Sam, e os dois se apaixonam, mesmo Grace não sabendo que, todo verão, quando a temperatura sobe, Sam se transforma em humano. Depois que um colega de Grace é morto, os adultos vão a caça dos lobos, Sam é ferido e Grace o encontra, na forma de humano. Bem, eu não sei se posso continuar "contando", porque a graça (= Grace? rs) da história, pelo menos pra mim, foi não saber o que iria acontecer. Aparecem mais personagens, que você não daria nada por, como o cara que foi atacado pelos lobos, Jack, e sua irmã, Isabel (posso bancar a chata e dizer que gostei dela só porque o nome dela lembra o meu? :P). É um romance fofo, descrevendo rapidamente; Grace e Sam foram feitos um para o outro, mas ele tem um destino terrível: esse é o último ano de transformação.

Eu já comentei que os livros que gosto mesmo eu nunca sei resenhá-los direito. Acho que é um defeito que acontece com várias pessoas e eu não podia ficar de fora, claro e quero muito saná-lo. Mas, enquanto isso, vocês podem Calafrio e verem se gostaram ou não. Ah, e se vocês quiserem uma resenha que preste, cliquem aqui e leiam a do Livros e blablabla..., que está ótima.

Primeira frase do livro: "Lembro-me de estar deitada na neve, onde até um pequeno ponto vermelho de calor esfriaria, cercada por lobos."

Pontos positivos: o amor de Sam e Grace é fofo, mas não é meloso (argh!), os capítulos são curtos, o que te impulsiona a ler "só mais um" e a escrita de Maggie é maravilhosa!

Pontos negativos: não sei, às vezes a Grace fica deprê demais... Mas, mesmo depois que certo acontecimento aconteceu, ela não ficou tão depressiva quanto a Bella em Lua Nova, então nem precisa se preocupar muito; e é uma coleção - trilogia, pra ser mais exata.

Personagens favoritos: Grace (por ser tão pé no chão, tão legal e tão fácil de ser amiga, e, além de tudo isso, não julga todo mundo pelo que é por fora), Sam (mocinho, lindo, escreve músicas para Grace e é um amor. Precisa de mais alguma coisa?) e Isabel (eu sei, ela é uma bitch, mas eu gostei do jeito dela e das frescuras dela).

Classificação:
Capa: 10,0
História: 9,8
Narrativa: 10,0
Personagens: 9,5
Final: 10,0
Nota geral: 9,86

Playlist:
All About You - Mcfly (simplesmente achei tão cara de Calafrio! *-*);
Shut Up & Kiss Me - Orianthi;
Bubbly - Colbie Caillat;
Dont' Matter - Akon.

Conhecendo a autora:
Calafrio - primeiro volume da trilogia "Os lobos de Mercy Falls" [os outros são Linger e Forever, sem data de lançamento para o Brasil >.<'] - é o terceiro romance da americana Maggie Stiefvater. Lançado nos Estados Unidos em 2009, logo se tornou best-seller, conquistando jovens e adultos. Já publicado em mais de vinte países, o livro também será adaptado para o cinema. Casada e mãe de dois filhos, Maggie vive no interior da Virgínia.


Partes favoritas (em preto sem spoilers, em laranja com spoilers. Fiquem atentos, hein?):
1: "- Você está dormindo?
(...)
- Não - falei.
- Posso perguntar uma coisa?
- Já perguntou.
Ele fez uma pausa, refletindo.
- Posso perguntar duas coisas, então?
- Já perguntou.
Sam gemeu e logou uma das pequenas almofadas do sofá na minha direção. (...)
- Espertinha, hein?"
pág 69
2: "E então abri os olhos e éramos apenas Grace e eu - nada além de Grace e eu -, ela apertando os lábios como se quisesse manter meu beijo dentro dela; eu segurando aquele momento que era tão frágil quanto um pássaro em minhas mãos."
pág 81
3: "- Então você não vai me dizer aonde estamos indo?
- Não. A única coisa que vou dizer é pra você fazer de conta que foi isso o que fiz no dia em que a conheci, em vez de ter levado um tiro.
- Não tenho uma imaginação tão poderosa assim.
- Eu tenho. Vou imaginar para você, e com tanta intensidade que você vai ter que acreditar."
pág 170
4: "- Está bom, então que palavras você usaria?
(...)
- Sensível - tentei.
Ele traduziu:
- Bobão. Criativo. Emotivo demais. Cuidadoso. Feng shui*."
*Feng shuiCiência oriental, com o objetivo de harmonizar as energias de edificações e seus locais de locação, tendo como base, a correta locação, tanto interior como exterior de seus elementos.
pág 181

*Este foi um livro para o Desafio de férias da Garota It.


Autor(a): Maggie Stiefvater
Editora: Agir (Ediouro)
Ano: 2009 (EUA) / 2010 (Brasil)
Págs: 338
Título Original: Shiver
Coleção: Os lobos de Mercy Falls, #1

10 comentários:

  1. Adorei conhecer o seu blog. Tornei-me fã dos seus escritos. É um prazer conhecer-te. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Omg... amei esse livro!!
    Perfeito demais. Amei a sua resenha, ficou otima! Eu tbm quando o livro é muito bom, e eu adorei demoro um pouco para pegar o jeito rs...
    Adorei que vc me linkou hehehehe Me senti agora viu.
    Beijocas enormes
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  3. Hii
    eu nunca quis ler esse livro, ate saber que ja tem filme! eu vi o trailer e achei tão legal e vou ter que ler antes!
    Sem contar que todo mundo elogia...
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu quero e não quero ler calafrio ><'
    Sei lá, to meio: tanto faz tanto fez, mas parece tão bom.... e também tão ruim oO
    como assim né? UHAUHSUAHUSHAU
    Gostei muitissimo da resenha, bem completa!
    E gostei do fato de vc colocar a primeira frase do livro... será que poderia fazer isso no meu blog também? *-*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adoreeei o jeito que você estruturou sua resenha. Fico demais! :)
    Aaah, quero muitooo ler esse livro.
    Minha amiga, que também faz o blog comigo, acabou de ler e disse que é ótimo.
    Assim que eu tiver um tempo vou lê-lo.

    beeeeijos
    Jéssica ;*

    ResponderExcluir
  6. Hey!!!
    tô invadindo akie
    auhsuahsuhaushuhasuhaush
    estamos juntos
    3º grupo do Book tour marcando presença
    Ebaaa!!!

    ResponderExcluir
  7. olás, eu não li Calafrio ainda e confesso que não tenho muita vontade, não curto muito lobos, hauahua.
    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá Isa! Faz algum tempo que desejo ler esse livro, mas sempre aparece um outro livro que quero muito e então eu esqueço dele por um tempo. RSRSRS
    Mas depois de ler sua resenha já decidi, esse será o próximo que vou comprar!
    beijoss!!

    Rafa{ fascinada por histórias}

    ResponderExcluir
  9. Eu estava em dúvida se lia Calafrio ou outro livro depois do que estou lendo agora. Li algumas resenhas, umas positivas e outras negativas, mas o tirei da jogada quando fiquei sabendo que tem casalzinho no livro e coisas muito bonitinhas, pq me enjoam :(
    Gostei da sua resenha, tu expôs muitos pontos da obra :D

    Peace and light,
    Eliza

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.