[Resenha] Theodore Boone: Aprendiz de Advogado, de John Grisham


Sério, eu não esperava nada pelo esse livro. Não estou "descreditando" o talento do autor, mas eu comprei meio por impulso, sabe? Enfim. Eu nem sabia se ia gostar, só fui pelo que eu tinha ouvido falar (e era beeeeem pouco!) e porque o preço tava bom.

A história é de Theo (ou Theodore) Boone, filho único de pais advogados, que sonha se formar em Direito. Ele é quase como um mini-advogado, sabe tudo sobre as leis e tantas mais coisas a ver com os tribunais. Seu grande sonho é ser um advogado de defesa eca eca eca! Promotores rock!, ou talvez um grande juiz. Começa quando ele vai ver, junto com o professor e seus colegas, o maior julgamento da pequena cidade em que mora, Strattenburg. O que ele não esperava é estar diretamente envolvido nesse caso.

Eu vou contar o caso. Não é spoiler. É só ler a sinopse (ok. não exatamente, mas, se você não quiser saber, pula!). Há um cara, Pete Duffy, que mora em Waverly Creek, uma pequena vila de pessoas ricas, perto de Strattenburg, acusado de matar a esposa, Myra. Porém, não há provas verdadeiras, apenas, como diria Theo, circunstanciais. E o Estado (porque é o Estado contra Pete Duffy) não tem - aparentemente - jeito algum de vencer aquela batalha. Quero dizer, dãh. Ninguém ganha caso algum com provas circunstanciais, né? E é aí que a aventura começa!

Eu gostei do livro, dei 4 estrelinhas no Skoob (muito bom), mas não dei cinco por alguns motivos:
  • Não achei que o autor enrolou não, mas o final do livro não me agradou, simplesmente deixou na cara que vai ter continuação (só pra fazer $$$?).
  • Achei que alguns personagens, como April, a melhor amiga de Theo, poderiam ter tido mais destaque. Mas, como é - aparentemente - uma série, pode ser que ela venha a ganhar um livro dela.
É legal, é divertido. Mas eu sou um pouco "suspeita" pra comentar, pois, incrivelmente, a carreira de Direito é uma das únicas que, pra mim, não parece tão chata. Então eu adorei a história de vara criminal, blah, blah, blah, coisas que pra pessoas que não gostam muito, talvez seja chato.

Recomendo sim, mas vamos torcer para que, se tiver continuação, que pelo amor de Deus, Rocco, não demore dois anos para lançar! ;)

Tradução: eu sei, isso aqui não é Strange Angels, logo, por que estou comentando? É que há várias coisas no sistema judiciário dos EUA que aqui não tem, por isso, fica meio difícil traduzir, certo? Nisso, eu achei que a Rocco tirou nota 10, não resolveu "Mudar" nem nada, e, para os que ainda tinham dúvidas, colocou uma nota no final do livro. Mas uma coisa que me incomodou foi os termos de golfe, como "fairway", "dog leg", entre outros. Eu nunca joguei ou assisti golfe, por isso esses termos são um pouco desconhecidos.

Primeira frase do livro: "Theodore Boone era filho único e, por este motivo, geralmente tomava o café da manhã sozinho."

Pontos positivos: adorei o fato de ser em 3ª pessoa, nesse caso aumentou o mistério, e Theo não é um daqueles garotos "Oh, pobre coitado", ele sabe o que quer.

Pontos negativos: gostaria que alguns personagens tivessem mais destaques, o fato de provavelmente ser uma série, mas sem previsão de lançamento do 2º livro, o final, com muitas perguntas em aberto.


Personagens favoritos: Theo (claro, né, afinal, ele é o garoto que sabe sobre Direito mais legal que conheci! Super fofo! ^^).

Classificação:
Capa: 9,0
História: 9,0
Narrativa: 9,5
Personagens: 8,5
Final: 8,5
Nota geral: 8,9 (a nota foi levemente maior do que SA, mas isso apenas aconteceu por causa da capa do mesmo, que é muito perfeita)

Playlist:
Clock Runs Out - Allstar Weekend;
It Ends Tonight - The All American Rejects;
The Driveway - Miley Cyrus;
Billionare - Travie McCoy & Bruno Mars (quem leu o livro entende, né? :P).

Conhecendo o autor:

John Grisham é autor de 22 romances, um trabalho de não ficção, um livro de contos e este é seu primeiro romance juvenil. Em Nova York, é um dos diretores do Innoncence Project, organização que defende prisioneiros inocentes. É presidente do Innoncence Project do Mississippi, sediado na faculdade de direito do estado. Vive em Virgínia e no Mississippi.

Partes favoritas (em preto sem spoilers, em laranja com spoilers. Fiquem atentos, hein?):
"Theo quase perguntou por que o verdadeiro assassino poria em risco a segurança se aparecesse para assistir o julgamento. O que ele poderia fazer? Matar outra pessoa? No meio do tribunal? Diante de uma porção de testemunhas?"
pág 59


*Este foi um livro para o Desafio de férias da Garota It.

Autor(a): John Grisham
Editora: Rocco (Jovens Leitores)
Ano: 2010 (EUA) / 2010 (Brasil)
Págs: 304
Título Original: Theodore Boone - Kid Lawyer
Coleção: Theodore Boone, #1

11 comentários:

  1. Que blog fofo *-*
    Gostei de verdade! Tava passando pra conhecer já que estamos juntas no book tour da Underworld \o/

    Ah, e adorei a resenha! Super organizadinha, dá gosto de ler *-*

    beeijos

    Mirela
    ~ Inteiramente Diva ~

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa, não li nenhum livro desse autor, vejo sempre vários livros dele em promoção, mas nunca me interessei realmente! Mas agora com a resenha, quem sabe eu compre algum! Beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ei Isa!
    Eu sempre vejo os livros do autor em promoção, mas nunca li nenhum.
    Eu gostei da história (só é triste o fato de ser série... estou tentando fugir de séries, mas isto está sendo quase impossível)
    Bjins

    ResponderExcluir
  4. eeeei :D
    Desde que li sobre este livro, fiquei interessada. Também adoro direito e essas coisas. E ler sua resenha só fez aumentar mais ainda a vontade de lê-lo ><'
    E realmente a capa é muito legal *O*

    ResponderExcluir
  5. sério, eu preciso mesmo ler esse livro
    E não eu nunca li nada desse autor, mas eu já ouvi falar muito, mas muito bem dele
    Adorei sua resenha

    chris
    leiobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Heey Isa! Não conhecia esse livro :S haha achei tua resenha muito boa, me deixou bem curiosa a respeito dele!
    Apesar e não ser muito o meu estilo, vou ver se compro em breve ;)
    Beijocas!
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Tão bom qdo a gente se surpreende positivamente com um livro, né! Ganha meu coração, histórias assim.

    Li um livro do autor e gostei bastante ! Agora, esse tb vai para minha lista! *.*

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Que legal!!
    Fiquei super curiosa para ler!
    Bela resenha!! \o/
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Que resenha incrivel, parabéns. As vezes eu gosto de ler livros desse tipo, e o livro que você mostrou parece ser divertido. Você falou tudo com uma maestria incrivel, parabéns. Ah, e amei o teu blog!

    PS.: Você está participando do Book Tour da Underworld, por isso estou dando uma passadinha.

    Beijos, Poiison Giirl
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  10. oie Isa, eu nunca li nada desse autor, mas tenho vontade porque sempre vejo os livros dele barato na submarino. ^^
    beijos

    ResponderExcluir
  11. GNT logicamente vai ter uma continuaçao do livro onde provavelmente theodore boone eh sequestrado por omar cheep e paco pois eles sabem que theo sabe alguma coisa sobre o julgamento '-' vlws ae

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.