[Resenha] De Coração para Coração, de Lurlene McDaniel


Quando eu li a sinopse desse livro, eu não sabia bem o que pensar do assunto. Quero dizer, não é um tema muito abordado, pelo menos não pelos olhos de um adolescente. E é aí que a McDaniel tem seu maior trunfo: ela aceitou o desafio de escrever sobre um assunto seríssimo, envolvendo adolescentes, porque é algo que ocorre com pessoas jovens, por mais que pareça longe da realidade considerada “normal”.

A história é narrada por duas meninas, as protagonistas da história: Kassey, a melhor amiga para todo o sempre de Elowyn, uma menina feliz e agitada. As duas sempre estão unidas e, pela visão de Kassey, nós descobrimos como ficaram próximas e pelo que já vivenciaram. No entanto, tudo muda na vida calma de Kassey quando Elowyn sofre um acidente e acaba falecendo. Além disso, por ser uma doadora de órgãos, o coração de Elowyn acaba indo para Arabeth, a outra personagem que narra a história. Desde pequena Arabeth teve que conviver com um coração fraco, impossibilitada de fazer as coisas mais simples que uma criança faz e, quando finalmente recebe o transplante, é outra menina, feliz, animada e... Em certos momentos, parecidíssima com Elowyn.

A escrita da Lurlene é ótima! Conhecer Kassey, Elowyn e seus amigos, antes do grande acontecimento, criou um contexto que, quando ocorreu o que nós já sabíamos que aconteceria desde o começo, quebrou meu coração. Perder uma pessoa tão importante da sua vida e assim, tão de repente, nunca se torna fácil. Arabeth também é uma personagem bem-construída e, além dela, temos também um desenvolvimento da sua família, de onde mora e tudo o mais. As duas personagens, mesmo que não pareçam ter algo em comum, já experimentaram coisas difíceis, como a separação do pai.

Todos esses momentos em que Arabeth tinha uns momentos “Elowyn” não pareceram forçados, ou um sobrenatural barato. Há apenas relatos de que isso acontece de vez em quando com os receptores da doação de um coração, mas mesmo assim, foi algo colocado na história de uma maneira muito boa, se tornando mais alguma característica de Arabeth, que, afinal, não era definida só pela sua antiga condição.

De coração para coração foi uma boa surpresa, me conquistando com sua beleza simples e por tratar de um assunto complicado de uma maneira delicada e realista. Estou mais que curiosa para ler mais livros dessa autora!


Autor(a): Lurlene McDaniel
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010(original) - 2013 (Brasil)
Páginas: 214 (original) - 208 (Brasil)
Nome original: Heart to Heart
Coleção: -

0 viajantes:

Postar um comentário

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.