[Resenha] Crescendo, de Becca Fitzpatrick


*Atenção, pode ter spoilers do primeiro livro, Sussurro (resenha)!

Olha, antes que você se vire para mim e diga “Você falou tão mal desse livro, nem quero ler a resenha!”, as coisas não são bem assim. Eu xinguei mesmo muito esse livro, pra você ter uma ideia, o livro é super curto (a nossa versão, porque a deles é gigante O.O) e eu estou com ele desde o fim de maio. Isso mesmo, quase três meses pra ler um livro de nem 300 páginas. E eu li em menos de uma semana livros de 500. Sim, pode-se dizer que tem alguma coisa errada aí.

Mas não é só com o livro. Quero dizer, eu não o achei grande coisa, o primeiro sem dúvidas é muito superior, mas o meu “eu” daquele tempo também não estava muito bem, eu estava enfrentando uma ressaca e na tentativa de sair, comecei esse livro (erro meu). E acho que foi por isso que demorei tanto! Eu estava atolada, cheio de leituras “obrigatórias”, e lia uns três, quatro livros ao mesmo tempo. Atualmente, estou evitando fazer isso, pra não acontecer o que aconteceu com Crescendo. Bem, deixei-me falar logo da história.

Anjo.
Levantei os olhos quando Patch disse meu apelido em meus pensamentos.
Estar perto de você, da forma que for, é melhor que nada. Não vou perdê-la.(pág. 43)


Nora e sua vidinha longe de ser perfeita continuam as mesmas, mas nem tudo é assim. Patch continua o mesmo bad boy divo de todas as leitoras corajosas, mas também anda guardando mais segredos ainda de nossa protagonista. Vee continua diva, na verdade ela progrediu, com tiradas ótimas, e ajuda a Nora a não bater a cabeça na parede (bate na porta invés...). Há alguns personagens novos na história, como o Scott, outro bad boy (não tão divo como o Patch, duh) e outros ganham mais destaque, como Rixon, melhor amigo de Patch, agora namorado de Vee.

Vamos por partes: por quê eu demorei tanto pra ler (além do atolamento de leituras)? Porque a Nora e o Patch estão mais cabeças-duras que nunca. Sério, eu gostei muito dela no primeiro, mas nesse, parece que ela tomou alguma droga de mudança de personalidade. E Patch, olha, eu também gosto demais dele. Mas os seus segredos também me encheram o saco. Quero dizer, nenhum dos dois estava no melhor momento nesse livro. Pareciam que tinham 5 anos de idade e que um deles tinha chamado o outro de “bobão” e por isso estavam discutindo. Ah, digo isso não num bom sentido :(

Estar com você nunca me pareceu errado. É a única escolha certa que fiz. Você é a minha única escolha correta.” (pág. 160)


Mas antes que pareça que o livro é uma droga, ele não é. Como eu disse antes, têm alguns personagens bem legais: a Vee, na minha opinião, é um dos que salvam o livro com sua mentalidade e personalidade meio doida, totalmente o oposto de Nora. Scott não chega a ser um Patch, mas serve muito bem como um wannabe dele. O seu passado é um dos grandes mistérios do livro e, apesar de eu não entender o por quê da atração de Nora por ele (periguete?), ele é... interessante. A narrativa (em primeira pessoa, na visão da Nora, no pretérito) continua no mesmo estilo, por mais que a Nora esteja meio weird nesse livro, não vou mentir, a Becca tem um jeito de escrever muito bom (que foi o que me conquistou em Sussurro). 

   Minha mãe vai chegar logo    avisei.    Nós deveríamos ir para sua casa.
Patch passou a mão sobre a barba por fazer em seu queixo.
   Tenho regras sobre quem posso levar até lá.
Eu estava muito cansada daquela resposta.
   Se você me mostrasse onde é, teria que me matar?    supus, combatendo a vontade de ficar irritada.    Se eu entrar, não vou poder sair?
(...)
    Se você entrar lá, vai ter que voltar. (pág. 283)


O que realmente aconteceu é uma coisa chamada: ~ MALDIÇÃO DO SEGUNDO LIVRO ~, algo que, ultimamente, acontece em todos os young adults de saga. Eu não estou brincando. Tudo começou com Lua Nova, então veio Lua Azul (Os Imortais #2), Cidade das Cinzas (Os instrumentos mortais #2)... Até    pelo que ouvi falar    Em Chamas (Jogos Vorazes #2) sofreu um pouco dessa maldição! Por isso, não vou desistir dessa série. É algo que está acontecendo com todos os livros, então não vou desistir. Vou aguardar Silence calmamente e esperar que a Becca saiba colocar melhores momentos em seus livros!

Nota geral: 8,0 (ou 3 estrelas)


Autor(a): Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Ano: 2011 (Brasil) / 2010 (Estados Unidos)
Páginas: 288 (Brasil) / 432 (original)
Nome original: Crescendo
Coleção: Hush Hush

6 comentários:

  1. Oi Isa!
    Eu gostei bastante de Sussurro, mas não fui muito com a cara de Crescendo. Concordo muito com essa maldição do segundo livro!rs Apesar disso, vou ler o próximo livro só por curiosidade mesmo. Depois desse final meio tenso de Crescendo, não tem como não querer saber a continuação!rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Isa!!
    Ainda não li nenhum livro da série Hush Hush rs. Quero muito ler algum dia, pois só vejo ótimos comentários a respeito pela blogosfera.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Oi Isah!!
    Eu amei Sussurro, é um dos meus favoritos, fiquei doida por Crescendo por um tempão. Mas aí, logo depois que eu finalmente ganhei em uma promoção, eu comecei a ver as resenhas negativas. Desanimei tanto que não li até agora, acredita??
    Sua resenha está ótima!

    Beijos :)
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  4. Isa,

    adorei o quanto que vc foi sincera na sua resenha. Eu desisti de ler essa série, apesar de muitas pessosa falarem AMORES e BELEZAS a respeito, sério. Desses livros de anjos, não teve nenhum que conseguiu me convenver, apesar da alta publicidade que fizeram em cima deles.

    E eu nao sei, mas acho que essa maldição é verdade.

    Lua Azul é uma MERDA, quase desisti da serie Os Imostais por causa disso, mas com a vinda da Alyson a Brasilia, decidi voltar.

    E eu so li o primeiro, Cidade das Cinzas, mas ja vou preparada né? E fiquei decepcionada já por saber que Em Chamas possas ser assim "/


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  5. Vi este livro na livraria fiquei em duvidas sobre ele,mas com essa resenha,não tenho mais.

    ResponderExcluir
  6. Nossa , eu li Crescendo e amei *--* Apesar da chatice da Nora , eu li super rápido , os mistérios me deixaram curiosa e a escrita da Becca é muito envolvente . Ah , o Patch continua ótimo ♥ Adorei seus quotes :D

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.