Resenhar livros de mistério/suspense é uma coisa difícil, ainda mais quando se trata de um livro da "rainha do crime" Agatha Christie. Esse é o primeiro livro de Hercule Poirot, um dos mais famosos personagens da autora. Eu escolhi esse livro aleatoriamente e ainda não sei se encaixa na categoria romance policial corretamente, mas tudo bem. Foi uma ótima lida e me deu vontade de ler todos os livros dela (ainda bem que na minha biblioteca tem! :D).
Tudo começa quando a Sra. Inglethorp, uma poderosa aristocrata que mora na propriedade de Styles, é encontrada morta no seu quarto, aparentemente de um comum ataque cardíaco. Mas, graças a um palpite de um médico amigo que estava por lá, começa-se a desconfiar de um envenamento. A pessoa mais suspeita? O Sr. Inglethorp, pessoa que todos odiavam e achavam que era um interesseiro e não a amava.
Quem nos conta tudo isso é Harrison, uma espécie de Watson - desculpa aí, Agatha, não deu pra evitar :P -, e o Poirot é meio que o Sherlock (mas bem mais excêntrico). Ele, como Watson, é considerado pelo amigo detetive uma pessoa muito "leiga", sem experiência e sem noção. E comprova isso diversas vezes, mas na maioria são chutes que não são tão improváveis.
A história é bem curta, e, por ser o primeiro livro da Agatha, muito bom, digno de 4 estrelas e favoritado. Eu sempre fiquei desconfiada de uma certa pessoa, mas na maior parte, achava que meu palpite era totalmente sem sentido. A autora joga tantas suposições que você fica pensando que todos podem ser os culpados. E essa é a jogada de mestre dos autores de livros assim. Te deixar com a orelha em pé em relação a certo personagem, enquanto na verdade é outro. A leitura é rápida e em algumas horas dá pra terminar o livro. Não contarei mais detalhes por ser um livro que o legal é você não saber o roteiro.
Pontos positivos: o mistério é bem conduzido, os personagens são ótimos e nos deixa aquela gostinho de "eu quero ler mais!".
Pontos negativos: as falhas "bobinhas" que ocorrem, em relação a certos personagens (não sei explicar direito).
Personagens favoritos: Hercule Poirot (como sempre, a pessoa excêntrica é a que eu mais gosto), Lawrence Cavendish e Cynthia Murdoch.
Classificação:
Capa e design gráfico: 8,0
História: 9,0
Narrativa: 9,5
Personagens: 9,5
Final: 9,5
Nota geral: 9,1
Playlist: músicas dos filmes do Hitchcock cairíam bem.
0 viajantes:
Postar um comentário
Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!