[Resenha] O Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare


Nossa, vamos por partes, porque essa resenha vai ficar meio estranha... afinal, é meio difícil resenhar um livro tão presente na nossa vida e ao mesmo tempo, tão clássico!

Todo mundo conhece a história de Romeu & Julieta, e O sonho de uma noite de verão também é bem conhecido - eu mesma já tinha lido esse livro, só que uma versão mais "infantil".

A confusão começa por causa que Egeu, pai de Hérmia, quer que a mesma se case com Demétrio, mas ela é apaixonado por Lisandro (que corresponde). Ao mesmo tempo, sua grande amiga, Helena, é apaixonada por seu noivo. Já entendeu a confusão, né? Egeu vai até Teseu, o duque de Atenas, que irá se casar com Hipólita, a líder das amazonas, e quer que o duque obrigue sua filha a se casar, lembrando da antigo lei de que o pai tem em suas mãos o poder de decidir o destino da filha - traduzindo, ou Hérmia se casa, ou vai pro convento, ou morre. Mas nem assim ela dá pra trás e junto com seu amado, planejam fugir, combinando de se encontrar no bosque, perto da cidade (esse bosque é meio mágico né ;s). 

Nesse mesmo lugar, estão Oberom e Titânia, rei e rainha das fadas, que estão brigadas pois Titânia roubou um empregado dele (sim, é meio confuso)... E para se vingar, o rei resolve fazer com que ela se apaixone pela primeira criatura que ver, ao acordar. Quando está planejando, vê Helena correndo atrás de Demétrio, que por sua vez procura Hérmia - essa contou para Helena o plano, que contou para o noivinho. E resolve ajudar o "casal", mandando um de seus empregados pôr a mesma "magia" nos olhos de Demétrio... só que Puck, o empregado, acaba confundindo-o com Lisandro (que está procurando Hérmia) e quando L. vê Helena, se apaixona. Só que essa acha que estão caçoando dela, já que, para corrigir o engano, Puck põe a magia nos olhos de Demétrio - o jogo inverteu, agora, e Hérmia, ao ver tal cena, culpa Helena, que culpa a outra. E no final tudo dá certo :D

A obra de Shakespeare é ótima! Eu li na forma de teatro - que eu acho a mais comum -, mas nem por isso o diálogo se tornou cansativo e apesar de ter uma ou outra palavra mais arcaica, a estrutura era bem fácil de entender. Os personagens são reais, mostram as qualidades e defeitos de nós, seres humanos, ao mesmo tempo que a parte "mágica", as Fadas, mostram que também os seres sobrenaturais tem sentimentos, bons e ruins. É bem legal a história, mesmo que eu já conhecesse... vale sim a pena ler! É curto, se não me engano nem 300 páginas, mas conta uma história boa. Recomendado!!

Nota geral: 9,5 (ou 4 estrelas)

*Eu li essa comédia de um dos livros que tenho, "Shakespeare (volume 2) - comédias e sonetos", e a capa abaixo é a de tal, assim como as informações.

Autor(a): William Shakespeare
Editora: Abril
Ano: 1981 (Brasil) - meados de 1590 (Inglaterra)
Págs: 493
Nome original: A Midsummer Night's Dream
Coleção: Shakespeare (Abril)

9 comentários:

  1. AAH, Li uma adaptação quando era criança, e desde então sou LOUCA pra ler! Que bom que você gostou, agora fiquei com mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO Shakespeare e acho que esse é uma das suas obras mais lindas!
    Parabéns pele resenha! ADOREI!

    Bj

    ResponderExcluir
  3. É tão legal esse livro!! Li na minha época de colégio!!! Teve até um filme bem velho, onde as personagens, tinham que fazer essa peça... Não sei se você assistiu "Volta Por Cima" (eu acho, é com a Kirsten Dunst). rsrs

    Beijos
    anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acredita que de Shakespeare só li "Romeu e Julieta" mesmo... :$
    Mas nossa, quantos nomes, quantos quadrados amorosos na história! Me senti na mitologia .. grega ou romana?
    Não sei se agora seria um bom livro pra ler, não no humor que me encontro agora!

    Mas é uma ótima dica para quem só conhece Shakespeare por Romeu e Julieta... hehehehe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já li este livro, mas não gostei muito, pois tinha 09 anos! Hehehe :)
    Enfim, você fez com que eu buscasse ele na prateleira para ler novamente! ^^
    ótima resenha! Parabéns!

    Beijinhos, :*
    Primeiro Livro :D

    ResponderExcluir
  6. Um espelho do que é humano são as obras de Shakespeare, né? Bela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Ei Isa!
    Não li nada de Shakespeare ainda, que vergonha! E era para ter lido no DL, mas estava com tantas coisas na cabeça que deixei para lá =P

    A história é bem embolada, hein?! Que tanto de gente!!!
    Quero ler... Só não sei quando =P
    Bjins

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler esse livro. Até hoje só vi uma peça e o que posso dizer? É realmente confuso, mas muito divertido ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  9. O que achei mais legal, foi que se tem uma leve critica sobre o maxismo

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!