[Resenha] Kimaera: dois mundos, de Helena Gomes


Comentando nessa resenha, você ganha uma chance extra na Promoção de "Anna e o beijo francês"! (http://bit.ly/ivhLMS)

O que dizer sobre esse livro? Sem dúvidas, ele é enorme, mas... não é daqueles que fica enrolando, que você se sente trollada. É daqueles que, com a história ótima que tem, você não ligaria se tivesse umas 200 páginas a mais. Porque é... muito bom! Ele nos apresenta dois mundos - dãh - que, aparentemente, não tem ligação um com o outro, até que somos apresentados aos dois protagonistas do livro: Ytsar e Aleph, duas pessoas completamente diferentes, mas ao mesmo tempo, na essência, irmãos. Ambos sofreram muito quando eram menores e, para defender suas crenças e princípios, muitas vezes voltam a sofrer. É uma daquelas histórias que você entra de cabeça, que eu estava quase discutindo com os personagens (num bom sentido, claro, não no sentido "Fulano, vou te dar um tiro" - só às vezes, ok), dando dicas... sabe aquele livro que você fica dando risada, ou chorando ou simplesmente dando sorrisinhos bobos? É desses.

A narrativa é em terceira pessoa, o que pode ser um pouco mórbido no começo - quando somos apresentados à dura realidade daquela época/vida -, mas no final, foi a melhor escolha... eu acho, mas ao mesmo tempo seria legal ver o mundo pela visão dos personagens (não somente os principais). Ytsar é uma personagem forte, como há tempos eu não via, mas ao mesmo tempo ela é completamente feminina. No entanto, luta pelas coisas que acredita, um dos motivos de se meter tão facilmente em enrascadas. Aleph pode parecer chato e um pouco orgulhoso no começo, mas com o passar do tempo, você faz uma ligação a ele, vira seu amigo (apesar de eu ter posto ele como Literary Crush, agora que penso, prefiro-o como amigo). Ele é meio "burro" - bem, não exatamente burro, ele simplesmente se acha isso e por isso não dá a si mesmo chance de melhorar. Porque, na minha opinião, ele não é burro, e sim talvez um pouco "ingênuo" (em alguns assuntos). Diga-me se uma pessoa "burra" conseguiria distinguir uma lança de uma marca da outra, dar nome, saber suas características, sem nunca ter estudado de fato o assunto? I don't think so.

Como o livro é grande - por vezes me lembrou de A hospedeira, mesmo a história não tendo nenhuma ligação com a mesma e sim pela quantidade de acontecimentos sem, no entanto, nos deixar confusos ou coisa assim (porque é um saco você não entender lhufas de um livro) -, eu não contei muitas coisas - assim espero! - porque o legal do livro é o inesperado. É você não saber como vai acabar, que acontecerá com os personagens.

Os personagens secundários são maravilhosos, também... prometi que não ia contar muita coisa, mas fique de olho nas pessoas próximas de Aleph e Ytsar, ok? Provavelmente, eles serão fundamentais no decorrer da trama.

Ahh, sim! O livro terá continuação - porque com aquele final WTF, não poderia ficar sem! -, chamada Kimaera: Guerreiros da Luz, mas não sei ao certo quando lançará (espero que logo!!).
Por fim, eu gostei muito do livro. Ele é ótimo... Recomendado!!

Nota geral: 9,5 (ou 4 estrelas)


Autor(a): Helena Gomes
Editora: Jambô
Ano: 2009 (Brasil - nacional)
Págs: 432
Nome original: -
Coleção: -

6 comentários:

  1. Agora fiquei curiosa para ler o livro. Parece ser bem legal.

    Beijinhos
    Maah - Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    E a capa é simples porém muito bonita.
    Adorei seu layout e já estamos te seguindo!

    Bjs Melissa
    Espaço Editorial

    ResponderExcluir
  3. Ei Isa!
    Não conhecia o livro, nunca tinha visto a capa.
    A história parece ser mesmo legal, mesmo lembrando um pouco A Hospedeira (que odiei no início XD).
    O problema é ter continuação. Tô tentando evitar e correndo atrás dos filhos únicos.
    Bjins querida^^

    ResponderExcluir
  4. Isa,
    amei a resenha e fiquei curiosa sobre o livro.
    assim que eu tiver tempo, vou procurar pra ler... por enquanto a pilha ta enorme e só aumenta kk'
    Beijos
    Dudiinha
    Segredos do Coração

    ResponderExcluir
  5. Oi Isa,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem interessada depois de ler a resenha. Parece um ótimo livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha ouvido falar desse livro vagamente e lembro que na época me interessei, mas acabei me esquecendo.
    Fiquei interessada nele, vou procurar saber mais ^^

    Bjs :*

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.