[Resenha] Dezesseis Luas (Beautiful Creatures #1), de Margaret Stohl e Kami Garcia


Posso ser honesta, certo? Aqui é o blog onde resenho livros, onde falo o que realmente penso deles. De um jeito educado, claro, jamais irei xingar um livro por simplesmente "xingar".

Mas tenho que confessar: esperava muito mais desse livro. A sinopse é incrível, né? Eu também achei, principalmente porque a história é narrado por Ethan, um menino que quer sair o mais cedo possível de Gatlin, um cidadezinha tradicional e preconceituosa, além de ter velhas do mal do sul dos EUA. Então, vou falar um pouco sobre ele... não me encantou. Sério, jamais imaginei-o sendo meu literary crush, ou um amigo. Não que seja um personagem ruim, simplesmente é sem graça! Os sentimentos dele... me poupe, eu sei que é frescurite, mas não pareciam ser de um menino... Bem, sei lá, talvez seja pura implicância minha, mas acho que as autoras poderiam ter escrito um personagem um pouquinho mais "forte" (ok, eu não deixei as coisas claras. Eu não estou dizendo que ele parece um gay, mesmo porque não tenho nada contra quem é, mas quero dizer... Você já viu um menino se comportando assim?). Enfim, lá vamos para a outra ponta da história: Lena Duchannes, uma conjuradora de apenas 15 anos, que é órfã e que se apaixona - assim como ele - por Ethan. No entanto, sua família está amaldiçoada e ela não tem livre-arbítrio para, quando fizer 16 anos, escolher entre o bem e o mal. Lena também foi outra que esperava algo totalmente diferente... Tipo a Annabeth (PJ) ou a Katniss (JV)! Eu sei, eu sei! Comparar não é legal, nem sempre, mas é impossível, principalmente se tratando de um livro YA sobrenatural. Não que ela seja monga, parada, estúpida ou sei lá o quê... Mas achei a achei meio chatinha, não me conquistou.

Mas, vamos parar de mostrar os pontos negativos, tá parecendo que eu só acho isso... Não, eu gostei do livro! Não como esperava, mas a mitologia dos Conjuradores foi boa, todo aquele toque da Guerra Civil entre o Sul/Norte (aonde o Sul perdeu, diga-se de passagem) foi legal! Principalmente a história de Lena não poder escolher seu próprio caminho e não saber quem foram seus pais. Há personagens divertidos na história, como Amma, a curandeira-governanta da casa de Ethan... todos seus rituais eram ótimos, além do medo que Ethan nutria por ela ser completamente... risível! Macon Ravenwood também foi outro que gostei bastante, toda aquela personalidade misteriosa, o fato de não sair de casa, sempre se vestir como se estivesse no século XX... ótima construção! Spoiler: só não gostei mesmo é do final dele! Fim do Spoiler.

Resumindo, o livro é bom sim, só não me encantou... torço para que o segundo chegue logo aqui, que melhore a história que os protagonistas tomem um banho de água fria, pra ver se acordem (haha, engraçadinha... só porque a Lena consegue controlar o tempo, é? :P).

Nota geral: 7,75 (ou 3 estrelas)


Autor(a): Margaret Stohl e Kami Garcia
Editora: Galera Record
Ano: 2011 (Brasil) / 2009 (EUA)
Págs: 485
Nome original: Beautiful Creatures
Coleção: Beautiful Creatures / The Caster Chronicles, #1

5 comentários:

  1. Nusss... que triste se decepiconar com o livro eim?! Fiquei com o pé atrás, eu ia comprar esse livro pq está 16,99 aqui em Brasilia, mas agora vou pensar duas vezes.

    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  2. Eu ia comprar o livro. Está na promoção, mas também vou pensar direitinho antes de comprá-lo.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  3. Ei Isa!

    Ah, eu estou lendo o livro - estou na metade - e tô gostando bastante!
    Acho que é porque eu não esperava MUUUITO dele :D
    Eu não gosto da Lena, não muito...mas eu até vou com a cara do Ethan! Acho ele bobão mas bacana rsrs
    Adorei a sinceridade na resenha :D

    Bjoos'
    Lee Iauch

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, eu amei Ethan. Sério!

    É um livro muito bom, as vezes aparecem alguns errinhos ou coisas desconexas, mas é MUITO bom.

    Em uma coisa concordo contigo, não curti o final.


    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ei Isa!
    Entendi seu ponto de vista. O mocinho melou tudo, não conquistou e convenceu. E nem a mocinha para falar a verdade, né?!
    Ai, ai... Mas já tenho ele aqui em casa, então uma hora vou encarar. Daí volto aqui para dizer se concordo com vc ^^
    Bjins

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.