[Resenha] Mentirosos, de E. Lockhart


Desde que eu ouvi falar desse livro, ainda em inglês, fiquei curiosa. Afinal, com a sinopse misteriosa e muitas resenhas elogiando, não tinha como ficar, então comecei a leitura com as expectativas bem altas. A história logo nos apresenta Candance, uma menina com 17 anos, que após sofrer um acidente dois anos atrás, não se lembra nada do verão dos seus 15 anos, que passou, como toda vez, na ilha da poderosa família Sinclair, com seus primos Johnny e Mirren mais o amigo da família Gat.

Candance é quem narra a história, então muitas vezes estamos tão no escuro quanto ela, o que só deixava a leitura mais fluida porque era impossível não querer saber, assim como Candance busca respostas, o que aconteceu de fato naquele verão. Eu gostei muito da narrativa de Candance, não tanto por simpatizar com a personagem (o que aconteceu sim) mas pela maneira que ela nos jogava algumas informações do passado, certos flashbacks e, uma das coisas mais curiosas, sua mania de reescrever contos de fadas. E. Lockhart não nos deixa tanto no escuro e até joga algumas pistas sobre a verdade, mas como sempre, eu não sabia até que ponto minha teoria seria verdade.
Bem-vindo à bela família Sinclair. Ninguém é criminoso. Ninguém é viciado. Ninguém é fracassado. Os Sinclair são atléticos, altos e lindos.
A relação entre os quatro personagens era mais uma coisa que eu gostei! Além dos flashbacks, temos o momento atual na ilha, com todos os problemas de cada um e, claro, o mistério em torno da vida deles além da ilha, algo que por algum motivo eles nunca quiseram saber um do outro, o que só contribui para ficarmos nos perguntando o que de tão drástico mudou. A crise que a família Sinclair está passando, com alguns problemas com finanças, também se torna algo interessante à medida que a história passa.

A narrativa de Candance também é meio poética, meio misteriosa, como se ela escrevesse exatamente seus pensamentos, às vezes bagunçados, às vezes difícil de entender uma relação. É muito difícil falar o quanto eu gostei do livro porque eu não quero soltar qualquer tipo de spoiler, já que esta é a graça de lê-lo, mas saibam que a narrativa e todo contexto de família rica e de "pobre menina rica" que Candance representa é mais do que suficiente para torná-lo um dos meus queridos de 2015 e dar vontade de ler todos os outros livros da autora!
- Aja como uma pessoa normal - ela sussura. - Agora mesmo.
- O quê?

- Porque você é. Porque você pode ser.
Se você gosta de mistérios, narrativas instigantes e um gostinho de riqueza, Mentirosos é um prato cheio pra você.

5 ilhas particulares

Autor(a): E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 272
Nome original: We Were Liars
Coleção: -

0 viajantes:

Postar um comentário

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.