[Resenha] Viagem Ao Centro Da Terra, de Júlio Verne


Eu sei que é bem atípico alguém fazer uma resenha sobre esse livro, mas eu achei até que bem interessante, e ao mesmo tempo educativo.

Eu li a versão de uma coleção chamada A Obra-Prima De Cada Autor, que publica os principais livros de autores famosos com uma linguagem melhorada.
A história, em si, não é difícil de se entender, mas há várias palavras "científicas", cujo significado às vezes fica meio difícil de se entender.

A história é contada em 1ª pessoa, (Axel), e mostra tudo o que ele pensa sobre seu tio, o professor Lidenbrock, um gênio excêntrico. O professor acha, em um dos seus livros, um pergaminho, que diria como chegar ao centro da Terra. Axel mostra-se totalmente incrédulo, já que acha que jamais sobreviveriam, pois segue a teoria do calor interno.

Já no começo da história se nota as várias palavras mais complicadas, muitas vezes estranhas. A tradução várias vezes fala em estilos que não usamos atualmente, como dar-te-ei (exemplo), ao invés de simplesmente "te darei".

Apesar dos atritos em que os dois (Axel e Lidenbrock) sempre estão, quando Axel se encontra em grave perigo, é comprovado que sim, Lidenbrock se importa com ele.

Há também Hans, o guia que é como um guarda-costas de Lidenbrock e Axel. Ele não se importa com os perigos que vivencia e por isso mesmo é um personagem um tanto instigante.

No resumo, o que eu mais achei "sem graça" foi o final, que deixa um pouco, na minha opinião, a desejar.

No entanto, apesar da linguagem difícil e das palavras mais complicadas, é um dos livros clássicos que nós não podemos morrer sem ler.

Autor: Júlio Verne
Editora: Martin Claret
Ano: 2004
Págs: 213
Título Original: Le Voyage Au Centre De La Terrre
Coleção: "A Obra-Prima De Cada Autor"



~*~

Ocorreram muitas adaptações famosas para filme desse livro (como aconteceram com tantos outros livros de Júlio Verne), sendo que a mais recente, de 2008, mudou um pouco a história, contando-a como se fosse nos dias atuais.
Há a mais antiga, de 1959, um clássico.
O que acharam? Vale a pena ler? Comentem.

Um comentário:

  1. AMOAMOAMOAMO esse livro! Fica a dica, a tradução da Martin-Claret é sempre muito ruim, tenta reler o livro com uma edição da Martins Fontes. O Professor Lidenbrock, junto com o Capitão Nemo, é o meu personagem favorito do Júlio Verne. Depois leia 20,000 Léguas Submarinas, é ainda mais legal.

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!