[Divulgação] Lançamento de A donzela sem mãos e outros contos populares, de Helena Gomes


Pra quem gosta de releituras de contos de fadas, vai amar essa novidade: Helena Gomes (a mesma autora de Sangue de Lobo, Kimaera: dois mundos, Conexão Magia, entre tantos outros) lançará seu 25º livro, em conjunto com o renomado ilustrador Kako...

...E esse livro não é nada menos que uma releitura de contos de fadas menos conhecidos, com a parte "mágica" bem acentuada.  Além de A donzela sem mão, estão inclusos no livro As túnicas de urtiga, A rainha que saiu do mar, O porco encantado e A moura torta.


CONHEÇA MAIS SOBRE O LIVRO:

Lançamento da editora Escrita Fina, escrito por Helena Gomes, duas vezes finalista na categoria juvenil no Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro.


Ora seguindo as versões originais ora se afastando delas, a autora deu sentido às lacunas deixadas pela tradição oral e pelos folcloristas que a recolheram, valorizando principalmente a magia responsável por conquistar inúmeros fãs através dos séculos. Entre suas fontes de pesquisa, estão trabalhos publicados por Câmara Cascudo, Sílvio Romero, irmãos Grimm, Clarissa Pinkola Estés, Bruno Bettelheim e Figueiredo Pimentel.

“Escrever uma adaptação como esta era um sonho antigo, desde que ganhei da minha mãe o livro Contos Maravilhosos, de Theobaldo Miranda Santos. Isto aconteceu em 1976, quando eu tinha dez anos”, conta Helena. “Antes e depois dessa época, li e reli muitas vezes meu volume preferido do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato: Fábulas, Histórias de Tia Nastácia e Histórias Diversas. Guardo os dois livros com carinho até hoje. Não foi preciso muito mais do que isso para que os contos de fada me conquistassem de vez”.

Para as belíssimas ilustrações do novo livro, Kako se inspirou em letterpress, usando apenas quatro cores em suas composições, camadas e nos contrastes resultantes. Neste quebra-cabeça cromático, cores alternativas foram obtidas através da criação de padrões de linhas em grid fixo e na sobreposição destas sobre as cores chapadas.

“Joguei neste caldeirão tudo o que aprendi sobre art nouveau e ilustrações infanto-juvenis do século XIX”, explica Kako. Suas principais fontes de inspiração foram os trabalhos de Alphonse Mucha, Ivan Bilibin e Mike Mignola. “Assim como a Helena resgatou os contos da bolha rósea e asséptica que envolveu nosso imaginário durante meados do século XX, eu quis também dar novos lares para estas heroínas e princesas, muito além do que estamos acostumados como cenário de contos de fadas e para longe dos castelinhos europeus, espalhando-as do leste europeu à longínqua Mongólia. Os contos de fadas pertencem ao mundo e cada reconto pertence aos seus contemporâneos”.

MAIS SOBRE OS AUTORES:

Sobre a autora
Helena Gomes é jornalista, professora universitária e autora de 25 livros, entre eles Tristão e Isolda (editora Berlendis, selo Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para os programas PNBE, Apoio ao Saber e Minha Biblioteca), Sangue de Lobo (DCL, escrito em parceria, livro também finalista do Prêmio Jabuti e selecionado para o PNBE) e Assassinato na Biblioteca (Rocco, selecionado para o PNBE e Minha Biblioteca). Pela editora Escrita Fina, publicou A donzela sem mãos e outros contos populares, Olhos de fogo (escrito em parceria) e o infantil A Graça garça. http://helenagomes-livros.blogspot.com

Sobre o ilustrador
Kako é ilustrador profissional desde 2002 e atende clientes nos mercados nacional e internacional, atuando principalmente nas áreas publicitária e editorial. Tendo o desenho como ponto de partida, já trabalhou com cinema, design gráfico e web design, quadrinhos, animação e moda. Seus trabalhos foram apresentados em grandes publicações da área, como Communication Arts, Illustration Now, Illustrators, Archive 200 Best Illustrators Worldwide, 3x3, e reconhecido pelo mercado com prêmios como Ouro nos festivais de Publicidade de Cannes, El Ojo de IberoAmerica, Colunistas de São Paulo e ABP, o Grand Prix no Festival El Sol, além de melhor ilustrador pela HQMix. Vive e trabalha em São Paulo. www.kakofonia.com


Quer saber mais?
Então que tal você conferir o  booktrailer

3 comentários:

  1. Oi Isah, adorei a capa desse livro e confesso que pela sinopse o livro me parece ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Eliza Albuquerque1 de maio de 2013 15:15

    adoro livros assim!!! Gostei muito das ilustrações também!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não faz meu estilo literário... parece diferente.

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem. Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça (desde que não seja coisas, você sabe, idiotas, racistas, etc).
Aproveite.