[Resenha] Starters, de Lissa Price


Distópicos são o estilo literário do momento, junto com os livros mais sensuais. Logo, é normal que as estantes fiquem cheias de livros com o mesmo tema. Por isso, eu não esperava muita coisa de Starters. Honestamente, achei que seria um livro bem normal, legal, mas com nenhum diferencial.

Porém, eu estava – felizmente – enganada. Apesar do começo do livro ser lento, depois que as coisas começam a acontecer, é impossível não entrar na história que Lissa Price está nos contando. A sociedade é um dos pontos fortes desse livro. Segundo o que sabemos (o que é bem pouco, infelizmente), houve alguma guerra tempos atrás e uma doença que matou todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Além disso, os avanços tecnológicos conseguiram fazer com que os sobreviventes com mais de 60 – chamados de Enders – vivessem mais.

Com isso, os jovens que não possuíam avós, dinheiro ou contato ficaram desamparados, o que fez com que eles tivessem que morar na rua, se escondendo dos Enders que querem levá-los a uma espécie de orfanato, mas mil vezes pior – as Instituições. Callie, nossa protagonista, é um desses casos. Ela e seu irmãozinho, Tyler, vivem se escondendo. Tyler tem uma doença e precisa de cuidados médicos, mas como não têm dinheiro, não há como tratá-lo. Além dos dois, há o amigo de Callie, Michael, que costumava morar na mesma rua que ela, mas os dois só acabaram se aproximando depois que perderam os pais.

Para conseguir dinheiro para o tratamento de Tyler, Callie resolve fazer uma decisão difícil – emprestar seu corpo a Prime Destinations, uma empresa que pega os corpos dos jovens e os alugam para os Enders durante certo tempo. Porém, o aluguel de Callie dá errado e ela acaba acordando antes da hora. É aí que ela acaba conhecendo Blake, um jovem encantador, bonito e charmoso, de quem ela acaba gostando (apesar de que antes ela gostava do Michael... Ou quase isso).

Apresentado o contexto, tenho que dizer: os personagens desse livro são muito bons! Incrivelmente, eu gostei da Callie. Ela já sofreu muito na vida e durante a história, temos alguns flashbacks da sua vida anterior, com os pais, e isso é bem legal, porque vemos como coisas simples na verdade são tão valiosas. Além disso, eu torcia para que ela conseguisse se dar bem. Tá certo que ela se metia em muita confusão, mas mesmo assim... Além dela, gostei muito do Blake (!!!! – quem leu o livro me entende).

E há muitas surpresas. Eu, pelo menos, várias vezes pensava que a história seria de um jeito, mas ela tomava um caminho totalmente diferente. O final, gente... O que foi aquilo? Aposto que todos que leram, ficaram morrendo pela continuação (e conclusão), porque a Lissa foi cruel de acabar a história naquele super cliffanger.

Por todos esses motivos, eu indico muito Starters. Distopia é um dos meus gêneros favoritos e, sem dúvida, Starters se destaca nisso, porque tem muitas qualidades, além de uma narrativa gostosa e que não nos deixa parar de ler.

+ Favorito!

(5 estrelas - 10,0)

Autor(a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012 (Brasil) -  2012 (Original
Páginas: 368 (Brasil) -  352 (Original)
Nome original: Starters

Coleção: Starters, #1

4 comentários:

  1. Adorei este livro... e realmente que aquele? Cheguei a uma conclusão sobre o pai Callie, mas posso estar errada... OMG que venha a continuação logo! Este livro é muito top!

    ResponderExcluir
  2. Adooooro distopia, a vontade é de ler todos os livros que são lançados sobre o tema rsrs
    Gostei bastante de Starters. Não foi um favorito, mas a leitura me divertiu, achei interessante e estou curiosa pela continuação.


    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. A premissa desse livro é muito boa e tenho muita curiosidade de lê-lo pelas indicações que recebi, mas confesso que essa menina da capa me assusta!

    ResponderExcluir
  4. E eu ainda não li esse livro. Era pra eu ler, mas quando eu pensei em pegar, descobri que o próximo livro só sairia em 2014 u.u Então resolvi esperar para não ficar desesperada! hahahha

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!