[Resenha] O caderninho de desafios de Dash & Lily, de Rachel Cohn e David Levithan


Comecei a ler esse livro sem grandes pretensões, só com uma curiosidade de saber qual seria a história, porque a capa original e o título eram simplesmente fofos demais para ignorar. Quando vi, eu já tinha lido uns 30% do livro, numa sentada só. Ajudou um pouco o fato do livro se passar na época das festas de final de ano, e eu sou bem apaixonada por essa temática (sou bem natalina, sim).

E qual é a história a ser contada? Aqui temos dois personagens centrais: Dash e Lily (obviamente). Cada capítulo, de maneira intercalada, é narrado em primeira pessoa por um deles. Assim, conseguimos entrar na mente dos dois e ficar em contato com seus medos, desejos e problemas.

Dash é um cara com uma vida familiar pra lá de complicado, com pais divorciados e distantes. Para ajudar, ele odeia essa época natalina e todos os clichês que vêm com ela. Como eu já comentei, eu sou quase o oposto dele: adoro as comemorações, adoro embrulhar presentes e arrumar a casa para ficar cheia de luzinhas. A atitude dele, principalmente no começo do livro, era extremamente blasé, e não só em relação ao Natal. A qualquer coisa que fosse clichê, ou mainstream, tínhamos Dash fazendo um comentário sarcástico e depreciativo. Isso foi um ponto meio negativo para mim, não só porque eu gosto de natal, mas porque a primeira impressão que tive dele foi que era uma pessoa que, naturalmente, se achava melhor que os outros. Com todas as suas manias e seus gostos indies, Dash é o kit completo, à primeira vista, do hipster de Nova York. O interessante é que é uma ideia que vai ficando cada vez mais embaçada e imprecisa conforme vamos nos aprofundando em seu desenvolvimento e o conhecendo melhor. Ainda que não seja meu personagem favorito, nós vemos que essa atitude é só uma das faces dele. Dash também é um bom amigo, alguém que sabe apreciar a própria companhia e, como todos nós, que cria expectativas e tem medo de vê-las sendo frustradas.

Na outra ponta, contando seu lado, temos Lily, uma menina que adora tudo que significa Natal, a ponto de criar um grupo de canções natalinas. No entanto, a garota é extremamente reclusa e tímida, mesmo morando na cidade grande que é Nova York. Fechada, sem muitos amigos próximos, Lily se vê completamente entediada quando seus pais viajam sozinhos para passar os últimos dias do ano do outro lado do planeta. Para ajudar, seu irmão está muito ocupado com o novo namorado, e é aí que surge a ideia de criar um caderno de desafios, largar em um lugar especial – a livraria Strand (que, para pessoas perdidas como eu, realmente existe!!!) – e esperar alguém aceitar a proposta. Lily é parecido com um botão de flor, no começo do livro, que se descobre (e assim, desabrocha) com o passar das páginas. É notável que alguns comportamentos dela chegam a ser infantis, mesmo com 16 anos, provavelmente porque é alguém que não se abre muito. E essa série de desafios é fundamental para que ela se enxergue e enxergue a própria vida com outros olhos – mais curiosos, mais aventureiros, mais arriscados.

É inegável que o relacionamento que vai sendo construído entre os dois é interessante. Quando eles finalmente se encontram, fiquei animada, e as situações e que se metem são hilárias de tão improváveis. Os coadjuvantes, como os diversos parentes de Lily e os amigos de Dash (sua verdadeira família, na verdade) dão o toque extra.

Mesmo assim, eu não sei... Achei que, em alguns momentos, os personagens não me agradaram tanto. A história deles é fofinha, e até que bem criativa para a proposta inicial, mas por mais que eu tenha me interessado, achei algumas passagens e eventos desnecessários. Talvez eu que esteja meio “velha” para esses cenários, mas enfim. É uma elaboração de uma ideia muito boa, e me deu vontade de ler mais livros com essa dinâmica de desafios.

Fica a dica para uma leitura gostosa e boa de ler nas férias. Foi a primeira vez que li qualquer coisa dos autores, e é um sinal verde para mais livros de ambos.

P.S.: eu estava xeretando pela internet e descobri que em 2016 foi lançada uma sequência lá nos Estados Unidos! Chama The twelve days of Dash & Lily, e pelo que sei, ainda não saiu aqui no Brasil. Infelizmente...

4 desafios natalinos

Autor(a): Rachel Cohn, David Levithan
Editora: Galera
Ano: 2016
Páginas: 256
Nome original: Dash & Lily's Book of Dares
Coleção: Dash & Lily's Book of Dares, #1



Acompanhe o blog nas redes sociais!

0 viajantes:

Postar um comentário

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!