Quando eu recebi O Espião para resenha, fiquei muito animada – afinal, eu amo essas coisas de agências secretas, espionagem, missões importantes que mudam o mundo e aventuras muito loucas. Eu estava com uma grande expectativa, relativamente...

Não posso dizer que fiquei decepcionada, ou que o livro é ruim. Ele é bem interessante, ainda mais por não se passar na nossa época, acaba ganhando um charme maior. No entanto, foi difícil me identificar com os personagens, porque eram vários ao longo da história. Não vou mentir, algumas vezes tive que voltar as páginas para relembrar quem era o fulano. Isso foi uma coisa chata do livro, que acabou ficando mais descarada pelo fato de que eu o li devagar – logo, os nomes eram esquecidos.

A história se passa às vésperas da 1ª Guerra Mundial. Isaac Bell é um inteligente e belo agente da Agência Van Dorn – se não o melhor dela. Ele é daqueles caras que são, literamente, ninjas. Ele é muito inteligente, rápido, sabe lutar e ainda tem uma namorada linda. É quando ele recebe um caso que, aparentemente, nem caso é direito: um suposto suicídio de um projetista muito importante de canhões americano. Logo após essa morte, várias outras “estranhas” acontecem, motivando Bell a continua investigando, com a ajuda da filha do falecido, Dorothy Langner.

As coisas vão ficando cada vez mais complicadas para o lado de Bell, e logo ele nota que há muito mais em jogo do que o aparente suicídio. Há todo um esquema, muito bem bolado, para que um grande acontecimento ocorra.

Como eu já disse, eu gostei do livro. Apesar de ele ter bastantes descrições – o que pode ser meio chato, dependendo da forma como são feitas – ele consegue manter um ritmo aceitável e te deixar curiosa com o resultado das coisas. Confesso que não foi uma leitura “ai-meu-Deus-não-vou-nem-comer-para-ler”, mas é um bom livro, para quem tem a paciência para lê-lo (sim, eu achei que, apesar dos autores escreverem bem – e saberem do que estão falando – o livro tem uma narrativa que peca bastante. Não é animadora, sabe?).

O final é uma das melhores coisas dele, sem dúvida! Sabe quando você lê as últimas páginas voando, porque tem que saber o que vai acontecer com o protagonista, com aquele cara e com aquela menina? Esse livro dá essa guinada faltando umas cem páginas para o final. Isso, eu devo admitir, eu adorei, e foi o que me fez ficar com um gostinho de “eu até que gostei no livro”, que antes não tinha sentido.

Enfim, eu indico sim! Pode ter algumas partes mais lentas ou confusas, mas, num geral, o livro vale à pena... Isto é, se você estiver disposto a passar por longas descrições, incontáveis personagens e lugares.

(Três estrelas - 7,5)


Autor(a): Clive Cussler e Justin Scott
Editora: Novo Conceito
Ano: 2010 - 2012 (Original - Brasil)
Páginas: 416 (Brasil) - 436 (Original)
Nome original: The Spy
Coleção: Isaac Bell

E, novamente, chegamos a um dos momentos mais importantes do ano: O ANIVERSÁRIO DO BLOG! Eu realmente acho que 2012 tá passando muuuuito rápido, ainda mais que 2011, e que, sem dúvidas, também está trazendo muitas coisas boas para o PdL.
Então, já que ano passado eu fiz uma espécie de “perspectiva” desde o nascimento do blog, este ano farei a mesma coisa, porém só com esse e    novidade!!    contarei uma histórinha sobre algo fundamental para esse blog: as imagens! Vocês bem sabem como eu sou uma grande fã do We Heart It, o site que praticamente todo mundo vai quando quer achar uma foto fofa, romântica, divertida e engraçada. Eu, pelo menos, sempre estou lá. Claro que há alguns outros sites bem legais, mas, na minha opinião, o We Heart It é o mais simples e legal de se mexer    claro que tem algumas imagens nada a ver, além de bastante coisa sobre tal assunto, dependendo da época, mas, num geral, é um site bem legal.
De qualquer forma, lá fui procurar uma imagem bem legal pro aniversário de 2 anos do blog (AINDA NÃO ACREDITO NISSO!! #COMOASSIM), e taquei “birthday”    super específico, nota-se. E, gente, eu achei tanta coisa, boa e ruim, e sem noção! Separei algumas imagens e então fui tentar procurar algo mais específico, como aniversário de dois anos, mas tudo que apareceu foi coisas do One Direction    eles fizeram dois anos de banda dia 23 de julho desse ano, então até que faz sentido    e um mooooonte (LITERALMENTE!) de coisas sobre o Zac Efron e a Vanessa Hudgens, que eu não entendi até agora... A não ser que todo esse “bafáfá” seja justamente por fazer dois anos que eles terminaram, o que é um motivo muito bobo.
Enfim, após muitos bolos, doces, cupcakes, One Direction, Zac Efron e Vanessa Hudgens, eu finalmente achei uma foto bem legal; na verdade, agora eu quero a receita desse bolo!
Ok, esse discurso de dois anos não ficou muito legal, porque é incrivelmente difícil conseguir falar alguma coisa legal e profunda, sem ser repetitiva. Mas, se tem uma coisa que eu não me importo em ser repetitiva, é em AGRADECER VOCÊS! Ser uma blogueira literária seria muito, muito, muito menos divertido se vocês, leitores do blog, não o acompanhassem, dando críticas, comentários e elogios! E o mais legal é que agora somos 513 amigos!! Só de pensar nisso, eu já fico extasiada... Muito, muito obrigada, de verdade. Vocês são algo muito especial para mim.
Então, é óbvio que vocês serão recompensadas, ok? E prometo, dessa vez demorará menos para lançar a promoção. E, se demorar muito, vocês saberão que é por causa de forças além do meu controle... Já expliquei como a minha vida é, e, honestamente, THAT'S HOW I ROLL. Não dá pra mudar agora, então o jeito é se adaptar!
(Leia aqui o post do ano passado, que ficou bem melhor)

E, agora, um balanço do que aconteceu no Portal dos Livros em 2012...
  • Atualmente, o blog tem 1443 comentários! Desde o último aniversário, foram 443 comentários e, esse ano, mais de 200! Muito obrigada, pessoal! ;)
  • O ano de 2012 tá meio parado, com apenas 80 postagens (contando com essa)! Desde 12 de outubro do ano passado, foram publicadas 133 postagens! Num total, temos 483 postagens.
  • Foram feitas 16 resenhas esse ano, apenas... Formando, num total, 118 resenhas (e várias estão chegando!), sendo que, desde do último aniversário, foram feitas 31 resenhas.
  • O blog ainda possui seis páginas, mas a mais acessada agora é a Lista de Resenhas, com 1211 visualizações de páginas (Uau!).
  • Ele já teve 88.967 visualizações de página!
  • A postagem mais vista ainda é Talking about Movies: Um amor para recordar, mas agora tem 8.203 visualizações.
  • A coluna mais antiga do blog é a Essa Semana, com 87 postagens e 104 edições.
  • O blog já hospedeu 8 promoções, e uma acaba hoje. Quer dar uma conferida nelas?

É novo no blog? Olha aqui algumas curiosidades antigas...
  • O formato de resenha já mudou mais de três vezes, sabia? Antigamente as coisas eram mais separadas (com Pontos Positivos, Pontos Negativos, Personagens Favoritos, Ranking, Sobre o Autor, Playlist, etc). Depois de um tempo, eu notei que isso ficava ruim, e acabei transformando num texto só com uma nota no final.
  • Muitas colunas já passaram e outras continuaram no blog. Algumas que acabaram foram Autor/Autora do MêsCapas ao redor do mundoCitação da SemanaLivro do MêsMelhor da InternetPoema da SemanaTrecho de música da semanaTrecho de Terça, etc.
  • A coluna Essa Semana, a mais antiga do blog (com 87 posts) já passou por diversas mudanças... Antigamente, não havia “Assisti essa semana”, “Quotes”, entre outros.
  • A criação do blog data o dia 8 de setembro de 2010, porém, como eu disse lá em cima, eu fiquei mais de um mês sem publicar nada e, quando voltei, dia 12/10, essa data ficou como a “oficial”.
  • A minha postagem de volta foi sobre um livro da Elizabeth Scott, Perfect YouVeja aqui.
  • A minha primeira resenha depois da volta foi de Percy Jackson e os Olimpianos #5: O último olimpiano. Lá dá pra você ver como a resenha era, antigamente.
Então, cupcakes, é isso aí... Dois anos é bastante coisa, e só de pensar em tudo que aconteceu nesse tempo, eu quase choro, de felicidade, emoção, saudade... Mas pode ter certeza, gente: enquanto eu puder, eu certamente estarei blogando pra vocês, dando meus surtos de fangirl e com alguns comentários sarcásticos! 
Beijos e aproveitem bem o feriado!

Happy Birthday, Portal dos Livros!

Meme semanal hospedado pelo Lost in Chick Lit, onde compartilhamos pequenas informações sobre a nossa semana literária. Tendo como principal objetivo encorajar a interação entre os blogs literários brasileiros, fazer amizades e conhecer um pouquinho mais sobre outras pessoas apaixonada por literatura. Tem interesse em participar? Saiba como aqui!

♥ Leitura do Momento:
- Christopher Shelter: o Escolhido, de Fernando Junior (AINDA!)

 Li Essa Semana:
-


Vocês bem sabem como eu me surpreendi e amei o primeiro livro dessa série, que eu não tinha nenhuma expectativa, mas me deixou apaixonada pela escrita da Luciane! Desde então, eu, que infelizmente ainda não pude comprar nenhum dos três livros, fico doida por uma book tour do segundo livro, e, aliás, já estava em uma, porém, com muitos entraves, que finalmente foram resolvidos (recentemente) e, ainda bem, consegui ler Guardians #2 pra pôr minha opinião aqui pra vocês ;)

A história continua onde o primeiro livro parou, com o grande choque de que Anne não é, aparentemente, um dos novos guardiães. Eu nunca acreditei muito nisso, tinha certeza que ela era especial, apesar de achá-la um saco! Ok, ela pode ser meiga, mas pra mim, é simplesmente dependente demais, bobinha demais, sem experiência, sabe? Claro que isso não me impediu de sentir pena dela quando coisas ruins aconteciam, mas não é uma das minhas personagens cuja história eu mais gosto... Felizmente ou não, há muito pano pra essa manga, então pode ser que no final das contas, Anne se torne uma personagem muito interessante- é sem dúvida pelo o que eu torço!

doze personagens "principais", além dos outros que não são guardiães, e obviamente é difícil criar alguma conexão entre o leitor e o personagem, pois não há muito tempo para criar uma história mais profunda, porém Luciane realmente me prendeu com alguns deles. Pra começar, meu casal favorito (e, pelo que sei, o de muitos leitores também): Shermmie e Sniper! Já sou apaixonada por eles antes mesmo de estarem juntos - afinal, quem não ama ver dois personagens que, obviamente, se gostam, se provocando e tal? Há tantos exemplos disso nos livros, nas séries, nos filmes, que é bem óbvio que é alguma coisa que nós, seja qual papel estejamos desempenhando, gostamos. Se for bem elaborado, o que é feito em Guardians. Eu gostei da escolha da Luciane em não "apressar" o romance entre os dois, deixando para o segundo livro, pois isso não deixou o mesmo cansativo e criou mais oportunidades de "arrumar" o solo para um futuro romance. Eu amei as cenas dos dois, os diálogos são ótimos, e, quando finalmente, ficaram juntos, eu certamente fiz "awn". O mais legal é que nenhum dos dois se transformou em outra coisa do nada, porque começaram a namorar. Continuam os mesmos "orgulhosos" de sempre.

Agora, dois personagens que acabaram ficando no meu coração que eu não esperava: Mic e Maurício. Eu até curtia a história deles - e da Marie, claro - no primeiro livro, mas não era nada que me marcasse de verdade; porém, nessa continuação, é impossível não ter sentimentos meio loucos e contraditórios, assim como os personagens. Eu torço demais para que esses três sejam muito felizes (apesar que eu não curto muito a "fofura" da Marie, pra mim é perfeição demais, mas mesmo assim, ela é boa), porém simplesmente eu não consigo ver uma resolução para a confusão que estão metidos! HAHAHA, realmente espero que a Luciane não peque no fechamento desse plot, porque sem dúvida é um dos mais interessantes do livro, além do que, nunca li nada do tipo em outros livros.

Ah, uma personagem que me irritou? Sophie! Ok, eu sei como ela sofreu, como ela lutou, mas cada vez que ela desprezava a Hikari ou a Anne, eu morria de dó delas e ficava inconformada com a Sophie. Ela é uma daquelas personagens que eu tinha vontade de dar um berro, porque suas decisões eram típicas daquelas pessoas que só querem se proteger e proteger os outros, porém no final das contas, todos acabam saindo machucados. Porém, no final do livro, eu já a entendia melhor, além de que sua conduta melhorou... E sim, é outra personagem que acabei ficando triste por, afinal, tanta coisa ruim acontece com ela! É até difícil de acreditar que, em questão de páginas, tanta coisa aconteceu! É como o final da season finale de uma série, quando acontece uma série de acontecimentos que criam um gancho enorme para, no caso, o próximo e último livro.

Enfim, o livro me despertou muitos sentimentos, e é assim mesmo que eu gosto. Só não dei a nota máxima porque nesse eu achei que houve um pequeno "desequilíbrio" nas partes de cada um dos personagens, alguns acabaram ganhando um bom destaque, enquanto outros ficaram meio "apagados". Mesmo assim, consegui ver um pouquinho de cada um desses amados personagens, então, o livro vale sim muito a pena. Envolve emoção, amor, aventura, e diversas outras coisas! É, certamente, um livro que vai te fazer ter fortes sensações. Porém, em alguns momentos, achei que a história foi meio lenta, não sei se propositalmente ou não, mas o caso foi que isso fez com que eu desanimasse um pouco (no começo do livro), porém, logo ele pega o ritmo novamente e volta a ser divertido, como é a marca da escrita da Luciane.

Uma menção, claro, à Ana Paula Coelho: amei os desenhos! Eles refletem bem demais como os personagens são, na verdade eu os imagino exatamente como ela desenha. Ela tem muito talento e, nas cenas em que há um desenho, faz com que o acontecimento fique ainda mais vivo em nossa imaginação.

Parabéns, então, a ambas, pelo ótimo livro. Com esse final, estou realmente necessitando do terceiro livro - que tal, assim que acabar a book tour do segundo, uma do terceiro? \o/

 
(Quatro estrelas)


Autor(a): Luciane Rangel (ilustrações de Ana Claudia Coelho)
Editora: Lexia
Ano: 2011 (Original - Brasil)
Páginas: 392 (Brasil)
Nome original: -
Coleção: Guardians