[Resenha] O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (DL 24/12)



Eu nunca tinha lido esse livro – e eu sei que isso é meio grave, sendo que é um clássico mundial, super popular e tal. Mas não posso dizer que nunca tinha tentado ler, afinal, já tinha o feito umas três vezes, sempre parando na metade, porque o livro simplesmente não me interessava muito. Mas, com a necessidade de um livro infantojuvenil, pensei: é isso mesmo!

Mas, comentando sobre o livro: é bem... não sei, bonito? Não. Talvez reflexivo ou fofo. Apesar de nunca gostar muito do príncipe (não sei por que), essa lida me fez pensar melhor sobre meus conceitos e agora, ok, ainda não sou exatamente “fã” dele, mas acho que seus princípios são muito bons.

A história conta, principalmente, a história do Pequeno Príncipe (dãh, é o nome do livro, né), como foi parar na Terra e seu contato com um adulto, desencorajado quando criança a desenhar (ele dá uma grande importância no começo sobre isso e depois entendemos por quê).

Mostra a rosa que o Príncipe tem, e um dos motivos de ele ter “abandonado” seu planeta, B 612. E um dos motivos de ele voltar ao seu lar.

O livro, no final, me deu uma sensação triste/feliz, porque acontecem tantas coisas com o adulto (que eu não sei como se chama ;x) e o Pequeno Príncipe que, quando acaba,você fica com saudades dele. E, dando um comentário meio besta, eu amei a Raposa! *-*

Pontos positivos:
Os desenhos do autor são completamente lindos, a personagem Raposa, com tantas frases reflexivas, e o comportamento do Pequeno Príncipe, tão... Inteligente. E outras coisinhas, mas essas foram as que me chamaram atenção.

Pontos negativos:
Sabe que, vendo atualmente, eu não tenho ideia por que abandonava o livro? Acho que eu é que era cismada com o livro, então nem dava chance pra ele; não lembro de nenhum ponto negativo.

Personagens favoritos:
A Raposa: eu já comentei a minha adoração pela Raposa, né? Então. Ela tem frases tão inteligentes... Sabe, eu queria conhecer uma pessoa tão inteligente quanto ela!

Classificação:
Capa: 9,0
História: 9,5
Narração: 9,5
Personagens: 10,0
Final: 9,5
Nota geral: 9,5

Playlist:
Sabe que eu não me lembrei de nenhuma música lendo o livro? Bem, não exatamente assim. Eu só lembrava de músicas calmas e fofas. E só umazinha que eu achei que combina:
Pray – Justin Bieber (não me matem por ouvir isso).

Conhecendo o Autor:
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 - Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto daSegunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.

Melhores partes:
1: “- Há caçadores nesse planeta?
- Não.
- Que bom! E galinhas?
- Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.”
(pág 67)
2: “E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”
(pág 72)


Autor(a): Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Ano: ? (França) / 1994 (Brasil)
Págs: 95
Título Original: Le Petit Prince
Coleção: -

7 comentários:

  1. Ei Isa!
    Vc acredita que eu nunca li este clássico?
    Eu acho que tem na casa do Léo... Vou pegar emprestado pq fiquei com vontade.
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Fico MUITO feliz de ver que você gostou do livro. ADORO, ADORO, ADORO. Li pela primeira vez em 1996 e acho que todo ano tento reler pra recordar a história e suas lições. (L)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  3. Luh: não acredito que você nunca leu! (a sujinha falando do mal-lavado, sendo que acabei de ler, é) Não perca a chance de ler, sério! É muito legal e reflexiva, vale a pena!
    Juh: Que legal essa sua ideia de reler todos os anos! Faz muito bem! (aliás, sabia que eu nasci no ano que você leu pela primeira vez? rs)
    Bjs,
    Isa.

    ResponderExcluir
  4. Sou LOOOUCA pra ler O pequeno príncipe. É um classico né?! Assim que terminar a pilha que me aguarda, esse será o primeiro ;)

    beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  5. Eu procuro ler tudo de bom que me aparece na frente e também não li este clássico.
    Lembro do filme antigo, em que a Raposa era interpretada por Gene Wilder, e o final era um tanto triste.
    Vou ver se consigo dar jeito de lê-lo.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  6. Li O Pequeno Príncipe a pouco tempo e fiquei com uma sensação tão estranha que não fiz resenha. Adorei o livro, mas confesso que como você, demorei bastante tempo pra pegar e ler ele inteirinho.


    ;)
    @nine_stecanella
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa!
    Já li esse livro e também amei a raposa e a sua resenha.
    Fiz a resenha também:Minha resenha
    Bjs Samantha

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da postagem! Não seja tímido, pode falar o que vier a cabeça. Lembra de sempre respeitar as outras pessoas, sem comentários machistas, racistas, LGBTfóbicos ou, enfim, preconceituosos.
Vou ler tudo e responder!!!